Saltos. 09 JUN 2021

111 anos do Centro Hípico do Porto e Matosinhos

O clube centenário, localizado em Leça da Palmeira, comemora o 111.º aniversário esta quinta-feira, 10 de Junho, Dia de Portugal.


Tempo de Leitura: 3 Min

chpm

Nascia a 10 de Junho de 1910, na Boavista, o Centro Hípico do Porto. Depois de ter estado instalado no Bessa, na fonte da Moura e em Ramalde, é em 1967 que o Centro Hípico do Porto encontra o seu espaço ideal, que se viria a tornar a sua definitiva, em Leça da Palmeira, Matosinhos.

“É aqui que, passo a passo, se foram erguendo as instalações que hoje possuímos e que muito devemos à paixão, empenho e ao sacrifício das anteriores direcções, não esquecendo nunca a colaboração dedicada e incomensurável, que sempre tivemos, da autarquia matosinhense, desde que cá nos instalamos”, recorda Duarte Canavarro, presidente do Centro Hípico do Porto e Matosinhos (CHPM), denominação que foi definida a 30 de Março de 1995.

CHPM 00

A formação esteve sempre na base dos propósitos deste centro hípico, assim como, o apoio e colaboração com as instituições do concelho e a ajuda a crianças que, na sua diferença, interagem com o cavalo.

Ao longo dos anos, tem havido uma melhoria das instalações e equipamentos e recentemente o clube foi dotado de um novo piso outdoor, “que está ao nível dos melhores do mundo”, confirma Duarte, também ele cavaleiro. Os pisos da pista principal, assim como na de aquecimento, utilizam a tecnologia EBB & Flow e foram colocados pela empresa portuguesa Celicerca.

“Presentemente temos condições que nos permitem estar na linha da frente do desporto equestre. Orgulhamo-nos do que fomos construindo e das realizações recentes, mas continuamos a desejar sempre mais e melhor para os associados, atletas (cavalos e cavaleiros), demais utentes e para o concelho de Matosinhos, que tanto nos ajuda.”

A pandemia obrigou ao encerramento de portas e, desde que voltou a funcionar, a muitas novas regras, a que todos se têm adpatado de forma salutar. Os concursos têm aumentado em número e de 18 a 20 de Junho o CHPM será palco de um CSI* [NOTÍCIA AQUI].

O objectivo para os próximos anos é só um, afirma Duarte Cananarro: “almejar sermos ainda melhores!”. O Presidente da Direcção não quis deixar de agradecer aos “Sócios, funcionários, tratadores, colaboradores e, principalmente aos nossos jovens que, sendo em cada vez maior número, souberam manter-se a si e aos outros seguros. Neste aniversário, gostaríamos de lembrar e celebrar todos aqueles que fizeram, e fazem do CHPM uma instituição respeitada, consciente do seu passado, orgulhosa do seu presente e firme na busca de um futuro de ainda maior crescimento.”

Em baixo, confira mais algumas fotografias que recordam a história destes 111 anos de CHPM.

Acompanhe a página de Facebook do clube AQUI

Autor:

Ana Filipe

anafilipe@invesporte.pt

QUER SABER MAIS SOBRE A CATEGORIA

Insira o seu e-mail e receba todas as novidades