Eventos. 17 MAI 2021

Obra de Rui Fernandes celebra cultura nacional

Foi inaugurado, na passada Quinta-feira da Ascensão, feriado municipal na Chamusca, o monumento ao Toiro Bravo, da autoria do Mestre Ruy Fernandes.


Tempo de Leitura: 1 Min

o toiro 02

A cerimónia contou a presença do autor, Rui Fernandes, e com os presidentes das Câmaras Municipais da Chamusca, Paulo Queimado, e Golegã, José Veiga Maltez, sob o olhar atento de diversos munícipes que não quiseram perder o momento, neste dia de Feriado Municipal, uma vez mais marcado pelas restrições impostas devido à pandemia, mas onde a Feira das Ascensão voltou a animar a terra (ainda que sem largadas de touros).

Estiveram também presentes alguns ganadeiros da região e líderes dos grupos de forcados locais.

o toiro 01

A escultura intitulada "O Toiro", encontra-se ao lado da Praça de Toiros da Chamusca e é uma ideia que remonta a 2019, cujo objectivo é prestar homenagem ao animal, salientando a sua importância para a região, em termos económicos e culturais.

O monumento inclui imagens dos ferros das ganadarias que existiram e existem no concelho.

Rui Fernandes conta com esculturas em diversas vilas e cidades, sendo frequentemente chamado a produzir obras de arte com motivos equestres. Durante cerca de uma década foi autor dos Troféus Nacionais Revista Equitação, anualmente entregues durante a Feira de S. Martinho, na Golegã, capital do cavalo e morada do escultor há muitos anos.

 

Autor:

Ana Filipe

anafilipe@invesporte.pt

QUER SABER MAIS SOBRE A CATEGORIA

Insira o seu e-mail e receba todas as novidades