Raides. 30 ABR 2021

Corrida e Raide em simultâneo nas Linhas de Torres

A rota histórica das Linhas de Torres vai juntar maratonistas e raidistas em simultâneo numa prova de 42 km no próximo dia 22 de Maio. Voltam a ser percorridos neste trajecto os caminhos do correio militar que outrora se faziam a cavalo e a pé.


Tempo de Leitura: 2 Min

linhas de torres

A prova decorre entre Mafra e Torres Vedras com partida no Convento Nacional de Mafra e passagens pela Tapada Nacional de Mafra, Forte do Sonível, Fortes de Enxara, Ermida da Serra do Socorro e Castro do Zambujal.

As Linhas de Torres, também conhecidas pelas Linhas de Defesa a Norte de Lisboa, são um conjunto de 152 fortificações e outros trabalhos defensivos, construídos entre 1809 e 1812 durante as invasões napoleónicas. A ordem para a sua construção foi dada em Outubro de 1809 pelo Duque de Wellington, então comandante do exército britânico aliado de Portugal. Na Terceira Invasão Francesa, as Linhas de Torres Vedras impediram o exército de André Masséna de atingir Lisboa e acabaram por provocar a sua retirada de Portugal.

O Linhas de Torres Running Challenge, organizado pela Xistarca, empresa dinamizadora de eventos desportivos, vai contar com a colaboração da AREP (Associação para Resistência Equestre Portuguesa). A prova será federada no formato de CEP 40Km e apoada pela Federação Equestre Portuguesa.

A Associação dos Deficientes das Forças Armadas (ADFA) é a entidade beneficiária do evento.

Autor:

Mónica Mira

equitacao@invesporte.pt

QUER SABER MAIS SOBRE A CATEGORIA

Insira o seu e-mail e receba todas as novidades