Revista. 29 ABR 2021

Cavalo Lusitano em destaque na Revista Equitação

A criação da Coudelaria francesa Haras de La Gesse é o tema de capa, numa edição que chega esta semana às bancas.


Tempo de Leitura: 3 Min

Eguada-HDLG

Mãe e poldra fitam o leitor, nesta capa, convidando-os a conhecê-las. Tratam-se de dois exemplares docapa148 Haras de La Gesse, uma coudelaria situada no sul de França, que tem crescido em qualidade ano após ano, resultado de muito trabalho de bastidores para criar cavalos de desporto ao mais alto nível. Hoje são já vários os produtos de ferro Haras de La Gesse (HDLG) confirmados na competição internacional e a integrar as selecções nacionais portuguesa e francesa de Dressage. A EQUITAÇÃO esteve à conversa com a criadora, Helen Burgess, e com vários dos profissionais que, em diferentes áreas, têm contribuído para o sucesso da coudelaria.

Gerir uma coudelaria implica um elevado planeamento, não só a curto, como a médio e longo prazo. As decisões de hoje afectam o futuro e quando falamos de uma raça nacional, procurada mundialmente como é o Puro Sangue Lusitano (PSL), todos os passos têm de ser bem ponderados. Numa altura em que os principais públicos estrangeiros compradores vêem a sua mobilidade afectada, e com o Lusitano a ganhar cada vez maior notoriedade nas pistas de Dressage, apesar da pandemia, os criadores não abrandaram e têm-se mostrado com uma tenacidade estoica, acreditando que o Lusitano só pode melhorar. Com a época reprodutiva em marcha, estivemos à conversa com os criadores João Pedro Rodrigues, Luís Pidwell e Vasco Freire, com o objectivo de saber se a pandemia está ou não a afectar o seu trabalho nesta área.

eq148_02

Tempo ainda para conhecermos o projecto da Associação de Criadores de Cavalo Lusitano da Beira Interior e qual a demografia da raça nacional criada no Brasil.

eq148_01

Mas embora a raça nacional esteja em destaque, está longe de ser o único tema. No que aos Saltos de Obstáculos diz respeito, não pode perder a entrevista com Miguel Faria Leal, cavaleiro olímpico português, ex-seleccionador nacional da Juventude, treinador, criador, em suma… Um verdadeiro Homem de Cavalos na verdadeira essência da expressão.

Montando o VauclercExperiência não falta a Maria da Pureza O’Neill de Mello , considerada por Nuno Oliveira como uma das suas mais diletas alunas, numa Amizade (a maiúscula realça a importância e a proximidade) que se estendeu por mais de quatro décadas e da qual, entre outros gestos, ficou o nome da filha do Mestre, “Maria da Pureza”! Bruno Caseirão esteve à conversa com ela e recordou alguns momentos míticos.

Na secção Juventude, fomos conhecer o cavaleiro de Dressage Mateus Abecassis; na área da Equitação Natural falamos sobre cavalos desferrados; na Nutrição sobre a ingestão de amido na alimentação equina; e na secção de Veterinária o foco vai para o tema do momento, que tanto tem preocupado a comunidade equestre: o herpes vírus, com um artigo da autoria da Dra. Paula Tilley.

A complementar esta edição, os habituais colaboradores, como Frederico Pinteus, Coronel Cabedo, João Pedro Gorjão Clara, entre outros.

A Revista já se encontra à venda podendo adquiri-la em banca ou aproveitar a campanha de 50% nas assinaturas e recebe-la, comodamente, em casa (SAIBA MAIS AQUI).

Autor:

Ana Filipe

anafilipe@invesporte.pt

QUER SABER MAIS SOBRE A CATEGORIA

Insira o seu e-mail e receba todas as novidades