Dressage. 06 ABR 2021

Conheça os critérios de selecção para os Europeus

A Federação Equestre Portuguesa (FEP) já fez saber os critérios para apurar os melhores conjuntos para os vários escalões dos Campeonatos da Europa deste ano.


Tempo de Leitura: 6 Min

dressage1

Assim, de acordo com a Circular publicada na página da FEP, os atletas que pretendam aceder à selecção do seu escalão têm de cumprir as seguintes condições:

1. Obterem a qualificação respectiva do escalão determinada pela FEI, a saber:

Children: Os conjuntos (Atleta/cavalo) deste escalão têm de obter um resultado final igual ou superior a 64% na prova Children Team ou na prova Children Individual, num CDICh realizado entre 01 de Janeiro de 2020 e a data das inscrições nominativas para o Campeonato da Europa de Children de 2021. O resultado obtido no Campeonato da Europa de Children de 2020 é considerado para este efeito.

Pony Riders: Os conjuntos (Atleta/Ponei) deste escalão têm de obter um resultado final igual ou superior a 64% na prova Pony Team ou na prova Poney Individual, num CDIP realizado entre 01 de Janeiro de 2020 e a data das inscrições nominativas para o Campeonato da Europa de Poneis de 2021. O resultado obtido no Campeonato da Europa de Poneis de 2020 é considerado para este efeito.

Juniores: Os conjuntos (Atleta/cavalo) deste escalão têm de obter um resultado final igual ou superior a 64% na prova Junior Team ou na prova Junior Individual, num CDIJ realizado entre 01 de Janeiro de 2020 e a data das inscrições nominativas para o Campeonato da Europa de Juniores de 2021.
O resultado obtido no Campeonato da Europa de Juniores de 2020 é considerado para este efeito.

Jovens Cavaleiros: Os conjuntos (Atleta/cavalo) deste escalão têm de obter um resultado final igual ou superior a 64% na prova Young Rider Team ou na prova Young Rider Individual num CDIY, ou um resultado final igual ou superior a 64% na prova St. Geoge realizada num CDI, em ambos os casos entre 01 de Janeiro de 2020 e a data das inscrições nominativas para o Campeonato da Europa de Juniores de 2021. O resultado obtido no Campeonato da Europa de Juniores de 2020 é considerado para este efeito. Para os Atletas que em 2021 vão competir pela primeira vez neste escalão o resultado final igual ou superior a 64% na prova Junior Team ou na prova Junior Individual obtido num CDIJ entre 01 de Janeiro e 31 de Dezembro de 2020 é considerado suficiente.
O resultado obtido no Campeonato da Europa de Juniores de 2020 é considerado para este efeito.
Sub25: Os conjuntos (Atleta/cavalo) deste escalão têm de obter um resultado final igual ou superior a 64% na prova Intermediate II ou na prova Grand Prix 16-25, num CDIU25 realizado entre 01 de Janeiro de 2020 e a data das inscrições nominativas para o Campeonato da Europa de Sub25 de 2021.
O resultado obtido no Campeonato da Europa de U25 de 2020 é considerado para este efeito.

Séniores: Os conjuntos (Atleta/cavalo) deste escalão têm de obter dois resultados finais iguais ou superiores a 65%, ou obter estes resultados de dois juizes 5* de nacionalidade diferente do Atleta, atribuídos na prova Grande Prémio, em 2 competições CDI3*/CDI4*/CDI5*/CDI-W ou CDIO, realizados entre 01 de Janeiro de 2020 e a data das inscrições nominativas para o Campeonato da Europa de Séniores de 2021.

2. Os Atletas dos escalões Children, Ponei Rider, Juniores, Jovens Cavaleiros e Sub25 têm de obter 4 resultados finais iguais ou superiores a 65% em provas do nível Team ou Individual do respectivo escalão, em Competições Nacionais realizadas entre o dia 01 de Janeiro de 2021 e a data das inscrições nominativas do respectivo Campeonato da Europa de 2021. Se devido a restrições impostas pela pandemia do Covid19 ou por outra situação igualmente grave, anormal e imprevisível (ex: Herpesvirus equino) não for possível obter estes resultados, o Seleccionador Nacional poderá prescindir deste requisito e adoptar outro critério que considere adequado em face das circunstâncias do momento;

3. Os Atletas residentes no estrangeiro que pretendam qualificar-se para representar Portugal no Campeonato da Europa de 2021, devem enviar à FEP cópia devidamente autenticada dos resultados obtidos nas provas nacionais sua realização para que a base de dados da FEP possa estar sempre actualizada para uma posterior selecção;

4. Os resultados referidos nos pontos anteriores, os resultados e a classificação obtida no Campeonato de Portugal de Dressage de 2020, a progressão/evolução e consistência dos resultados, a condição física do conjunto e o comportamento, experiência e disponibilidade do Atleta irão servir para o Seleccionador Nacional escolher, em consonância com o Regulamento de Selecções e Representações Internacionais da FEP, os 4 conjuntos de cada escalão que irão representar Portugal, por equipa ou individualmente, nos Campeonatos da Europa de 2021;

5. Com o objectivo de proceder a uma melhor e mais rigorosa análise comparativa dos conjuntos que já tenham obtido os resultados antes referidos, o Seleccionador Nacional pode determinar competições de participação obrigatória para todos ou para alguns conjuntos de cada escalão;

6. Atendendo à republicação do calendário de competições internacionais, que pode ser consultado aqui https://data.fei.org/Calendar/Search.aspx , requer-se aos Atletas que, até dia 20 de Abril de 2021, enviem a lista das competições internacionais em que pretendem competir;

7. Os conjuntos seleccionados para representar Portugal no Campeonato da Europa terão de assinar o Código de Ética e de Conduta Desportiva de Atletas e Proprietários de Cavalos e o Termo de Responsabilidade a disponibilizar pela FEP.

Autor:

Cátia Mogo

catiamogo@invesporte.pt

QUER SABER MAIS SOBRE A CATEGORIA

Insira o seu e-mail e receba todas as novidades