Veterinária. 23 MAR 2021
FEI cria grupo de trabalho de Epidemiologia Veterinária
O objectivo é monitorizar a evolução do surto de EHV-1 (rinopneumonia equina) e fornecer conselhos especializado na sua gestão e medidas preventivas para o futuro.
Tempo de Leitura: 2 Min
O grupo é composto por especialistas em EHV: a professora Ann Cullinan (IRL), o Dr. Richard Newton (GBR) e o Dr. Gittan Gröndahl (SWE), o Director Veterinário da FEI, Dr. Göran Åkerström e a Conselheira Sénior Veterinária FEI, Dra. Caterina Termine, apoiados por Dr. Jenny Hall, Presidente do Comité Veterinário FEI.
Estão a trabalhar em áreas como:
- Assistência ao Departamento Veterinário e o Comité Veterinário FEI na avaliação da informação associada ao surto de EHV-1
- Aconselhamento durante o surto
- Aconselhamento sobre a utilização de protocolos
- Encorajar que sejam reportados casos de doenças infecciosas em todas as Federações Nacionais
- Identificar lacunas no conhecimento onde a pesquisa é requerida
A primeira reunião formal do grupo de trabalho teve lugar a 18 de Março de 2021 para debater a tipificação dos genes do vírus, a evolução dos protocolos e das medidas preventivas.
O grupo debateu as ligações epidemiológicas entre os locais onde foram reportados casos positivos e doenças em cavalos que estavam nos estábulos.
Nas próximas duas semanas, são esperados os seguintes factores de risco: O transporte de cavalos pode resultar numa maior recorrência do vírus e mais casos confirmados, a circulação do vírus activo deve continuar, porque este vírus move-se lentamente entre grupos de cavalos, por comparação com a Influenza Equina. Por isso, pode demorar mais tempo para os grupos de cavalos recentemente serem libertados do isolamento.
O grupo conclui, portanto, que os esforços devem estar focados tanto na prevenção da entrada de cavalos infectados em eventos e na criação de planos de contingência, para mitigar o possível impacto de tal ocorrência, caso aconteça.
A próxima reunião do grupo está marcada já para 25 de Março.
Notícias relacionadas:
- Surto de Herpes Equino obriga FEI a cancelar eventos