Breves. 14 MAR 2021

Para um grande Pai, um Grande Reserva

O Dia do Pai, que se comemora no próximo dia 19, é assinalado pela Casa Ermelinda Freitas com uma sugestão especial para brindar em família - presencialmente ou à distância. Sob o mote "Para um grande Pai, um Grande Reserva", sugerimos o Dona Ermelinda Grande Reserva.


Tempo de Leitura: 14 Min

low

Trata-se de um vinho raro e único, muito intenso que apenas se produz em anos excepcionais. O mesmo requer iguarias de grande complexidade, de forma a se poder encontrar o equilíbrio perfeito, sendo a oferta ideal para presentear os nossos queridos pais neste dia que é seu por direito.

CEF - Dona Ermelinda Grande ReservaDona Ermelinda Grande Reserva 2017 é feito a partir das melhores uvas das castas Touriga Nacional, Touriga Franca, Aragonês, Trincadeira, Cabernet Sauvignon e Syrah. Com colheita em finais de Setembro, tem origem em vinhas situadas na região da Península de Setúbal, com solo argilo-calcário e clima mediterrâneo.

Apresenta um teor alcoólico de 14%, cor granada quase opaca, aromas a frutos pretos, especiarias e fumo, com alguma compota devido à grande maturação atingida. Tem um tempo de guarda aconselhado de 15 anos.

Todos estes elementos fazem deste Dona Ermelinda Grande Reserva, o presente ideal para os pais de Portugal e do Mundo.

Conheça toda a oferta de vinhos da casa AQUI e em baixo aproveite para ler uma entrevista a Leonor Freitas, gerente da empresa e grande aficionada equestre.

leonor freitas

A história da Casa Ermelinda Freitas é de superação e sucesso. Uma mulher que venceu num negócio onde os homens estão em maioria. Qual o segredo?

O segredo é que não há trabalho para homens nem para mulheres, há sim as pessoas certas nos lugares certos. O sucesso da Casa Ermelinda Freitas ou o meu sucesso tem haver com a palavra AMOR, que significa dar continuidade a todo o trabalho desenvolvido pelos meus antecedentes a minha família.

 

Em todos estes anos, quais os momentos e conquistas mais marcantes? 

O momento mais marcante, foi o momento quando o meu pai Manuel João de Freitas Jr., faleceu de repente e que eu que não tinha pensado vir para o mundo rural decidi vir para a Casa Ermelinda Freitas, ver se conseguia não ter que vender e dar continuidade a todo o esforço que tinha sido feito pelo mesma, todo o trabalho, amor e dedicação. Outro momento marcante foi quando resolvi começar a fazer marcas próprias (Dom Campos, Terras do Pó, MJ Freitas, Dona Ermelinda, Quinta da Mimosa, Leo d’Honor, etc…), passando a engarrafar todo o vinho com o logotipo da Casa Ermelinda Freitas. Este foi o grande passo para conquistar mercado, bem como os nossos consumidores, que ainda hoje são fiéis à Casa Ermelinda Freitas e a quem muito agradecemos, toda a ajuda dada, a preferência pelos nossos vinhos.

Casa_Ermelinda_Freitas_Exteriores low

Já devem ter perdido a conta ao número de prémios recebidos. Consegue destacar alguns?

Para comprovar a qualidade reconhecida dos vinhos da Casa Ermelinda Freitas, temos os mais de 1000 prémios nacionais e internacionais, entre eles a coroação do melhor vinho tinto do mundo na competição: “Vinalies Internationales 2008”, atribuído ao nosso vinho tinto Syrah 2005 em 2008.

Desde 1999, destaco:

2020 - Casa Ermelinda Freitas, eleito produtor Europeu do Ano pelo Sommelier pela segunda vez consecutiva no famoso Concurso Inglês Sommelier Wine Awards 2020.

2020 - 100 Anos de Vinhas & Vinhos, da Casa Ermelinda Freitas

2020 – Leonor Freitas foi eleita Personalidade do Ano na Agricultura, pelo Prémio Nacional de de Agricultura 2019

2019 - Casa Ermelinda Freitas eleita produtor europeu do ano pelo famoso Concurso Inglês Sommelier Wine Awards 2020.

2018 – Casa Ermelinda Freitas conquistou o Prémio Agricultura 2018 na Categoria Empresas.

2018 – Leonor Freitas foi a vencedora da 1º Edição di Prémio Mulher Empresária BPI

2017 – Leonor Freitas foi condecorada com o Prémio Mercúrio – Prestígio, pela Confederação do Comercio e Serviços de Portugal pela Escola de Comércio de Lisboa, sendo este prémio o mais alto atribuído por esta organização.

2017 – Leonor Freitas capa da Forbes em Portugal

2015 - Fomos classificados como 3ª melhor adega portuguesa e 24ª mundial pela Associação Mundial de Escritores e Jornalistas de Vinhos.

2014 - Casa Ermelinda Freitas won the award for Best Company by Revista de Vinhos.

2014 - Leo d'Honor 2008 was considered one of Portugal's top 30 wines by Revista de Vinhos.

2014 - Casa Ermelinda Freitas Moscatel de Setúbal Superior 2003 ranked 36th in the Top 100 Wines of the World 2014.

2013 - Dona Ermelinda White 2011 is among Olly Smith’s 50 Great Portuguese Wines.

2009 – Leonor Freitas teve a grande honra da atribuição da Comenda de Ordem de Mérito Agricola no dia 10 de Junnho de 2009, atribuída pelo Sr. Presiden da República.

 

O ano de 2021 arrancou com a atribuição de sete Medalhas de Ouro em França, na mundialmente famosa competição Gilbert & Gaillard 2021 (Especialistas em Vinhos e Vinhos desde 1989). Em que patamar está o prestígio dos Vinhos Portugueses no Estrangeiro?

O patamar dos vinhos portugueses no estrangeiro, está em permanentemente crescimento. Temos dado provas que o vinho Português, encontra-se entre os melhores vinhos do mundo. É pena que o seu Marketing e a sua valorização ainda não esteja ao nível do melhor que se faz a nível mundial, mas estamos num bom caminho e não tenho dúvidas que iremos la chegar com todo o mérito e prestígio. Os nossos prémios que tem sido muitos, mais de 1000 prémios a nível Nacional e Internacional desde 1999, não são mais do que um reconhecimento de todo o trabalho levado a cabo pela equipa da Casa Ermelinda Freitas na procura dos melhores vinhos para o consumidor. É com toda a humildade que eu Leonor Freitas, não posso deixar de dizer que tenho orgulho e alegria de estar a colaborar na progressão da valorização dos vinhos de Setúbal e Portugal a nível mundial.

Estamos perante um excelente início de ano 2021 da Casa Ermelinda Freitas, que começou com a conquista do prémio, atribuído ao espumante Casa Ermelinda Freitas Espumante Reserva 2012 foi considerado um dos 50 Melhores Espumantes do Mundo de 2021, bem como a atribuição da Medalha de Prata ao Casa Ermelinda Freitas Espumante Bruto Branco. Ano este que é um ano atípico e de grandes dificuldades devido à Pandemia de COVID 19 que esta a assolar o mundo. Temos de nos proteger e proteger o próximo.

Casa_Ermelinda_Freitas_Vinificacao low

De que forma estão a ultrapassar os constransgimentos causados pela pandemia?

Esta Pandemia, é algo que não esperávamos, não estávamos preparados, mas que rapidamente tivemos que nos adaptar, não desanimar, desenvolvendo medidas que pudessem defender os nosso funcionários e colaboradores, fazendo de cada um gente da sua própria saúde. Em seguida temos lutado diariamente para que possamos ajudar, nos postos de trabalho e na economia de Portugal, temos de resistir, lutar.

 

A Casa Hermelinda Freitas juntou-se ao Instituto Politécnico de Setúbal (IPS) e ajudou na produção de 6000 litros de álcool gel, nas instalações da empresa vitivinícola, e ainda de 2500 viseiras de protecção individual. Como surgiu esta iniciativa?

A ideia de produzir Álcool Gel, nasce da necessidade que a Casa Ermelinda Freitas sentia que havia na sociedade e no mercado devido à grande procura de álcool gel, nos próprios tínhamos dificuldades em adquirir e o que encontrávamos estava com um preço muito alto. Leonor Freitas sentiu também grande necessidade de colaborar com as instituições mais desfavorecidas, lares, prisões, e outras instituições carenciadas de idosos que não conseguiam ter acesso.

Mãos à obra e temos o álcool, mas não sabemos como fazer o gel... Nesta altura de dilema o presidente do Instituto Politécnico de Setúbal telefona para Leonor Freitas e pergunta se tinha álcool para dispensar para poderem fazer gel pois sabiam como fazer, mas não tinham o álcool necessário.

O Instituto Politécnico de Setúbal forneceu todo o seu conhecimento e parte química para o processo de conceção, a Vinisol vendeu o álcool a preço muito barato, tendo sido assim possível criar esta conjugação de esforços que permitiram uma grande aprendizagem em prol da nossa sociedade podendo assim ajudar todos os que necessitam.

Assim nasce a iniciativa que juntou três entidades Casa Ermelinda Freitas, Vinisol, e IPS e sem todo esta envolvência não seria possível fazer os 6.000L de álcool gel.

As viseiras foi porque o IPS estava a fazer as mesmas e necessitava de mais alguns recursos, a Casa Ermelinda Freitas deu um donativo para ajudar a aumentar a produção, existindo também mais empresas na região a contribuir para esta causa. A Casa Ermelinda Freitas, vai dar uma viseira a cada funcionário da empresa, queremos proteger os nossos colaboradores

Não há dúvida que juntando vontades, saberes, colaboradores podemos ser solidários e com um pequeno gesto ser uma grande mudança e ajuda para a vida das pessoas e instituições.



Como foi feita essa adaptação?

Esta adaptação apenas foi possível juntando, vontade, produto e o saber de uma instituição superior com é o Instituto Politécnico de Setúbal. Tudo é possível e tudo é fácil quando queremos ajudar o próximo.

Casa_Ermelinda_Freitas_Museu-12 - low

Qual o significado que tem para a Casa Ermelinda Freitas poder ajudar nesta altura difícil para o País?

A Casa Ermelinda Freitas está preocupada com o que se passa com a saudade e economia da sociedade em Portugal e no mundo. Mas temos imensa alegria em pensar que é possível e termos a possibilidade de podermos ajudar aqueles que tanto precisam desta ajuda. Também dizer que tivemos imensa preocupação que cada funcionário nosso fosse um agente de saúde, dando formação para poderem agir como tal, podendo assim também passar a quem lhe rodeia toda esta responsabilidade.

Estou preocupada com a economia, mas muito mais preocupada com as pessoas. Quando estivermos bem lutaremos pela economia agora vamos lutar pelas pessoas.

 

Que mensagem deixa às mulheres que pretendem fazer carreira nos vinhos?

A minha mensagem começa com uma pergunta: Gostam e querem fazer carreia no mundo dos vinhos?

Na minha opinião não é por ser mulher que se deixa de fazer uma carreira, mas sim se a opção e o gosto pessoal for esse. A carreira no mundo dos vinhos, é uma muito carreira muito bonita, de ligação entre pares, poderei dizer que ela tem tudo aquilo que uma pessoa que goste de lutar, conhecer, transformar espinhos em rosas e ter ligação à natureza valoriza.

Temos um país tão pequeno, mas que é tão diferenciador, e ter bem a noção que o vinho é um produto muito importante para a economia de Portugal e do Mundo. O vinho é um produto alimentar e saudável desde que bebido com moderação.

Em resumo: Quem gostar do sector seja homem ou mulher terá sucesso!!!

 

O que podemos esperar da Casa Ermelinda Freitas nos próximos anos?

A Casa Ermelinda Freitas tem na sua gestão atualmente a quarta geração, todas estas gerações aprenderam a lutar, a conquistar, a perder e a ganhar… Mas tem um lema: NUNCA DESISTIR!

Todo este elemento tem sido passados para a actual geração, a quinta geração, os meus filhos (João e Joana), que já se encontram a trabalhar e em parte a gerir a Casa Ermelinda Freitas. Como todas as mães digo orgulhosamente que a minha continuidade esta assegurada e que a Casa Ermelinda Freitas será sempre uma referência do que melhor que se produz em Portugal, quer na qualidade, quer na relação afetiva com as pessoas, bem como com a região Península de Setúbal onde esta inserida, enfim…

Continuara a ser uma empresa rural, com a paixão da terra, e das pessoas que nela trabalham e um agradecimento permanente aos consumidores que tem preferido os vinhos da Casa Ermelinda Freitas e assim ajudado a que ela seja aquilo que hoje é e será melhor no futuro.

E novidades… vamos ter sempre muitas para poder presentear os nossos melhores amigos, os nossos consumidores.

Site: http://www.ermelindafreitas.pt/

Facebook: https://www.facebook.com/ErmelindaVinhos/

 

QUER SABER MAIS SOBRE A CATEGORIA

Insira o seu e-mail e receba todas as novidades