Saltos. 05 MAR 2021

Sunshine Tour termina este domingo

A 27.ª edição do circuito em Vejer de la Frontera termina mais cedo do que o esperado.


Tempo de Leitura: 2 Min

OPÇÃO 02

A decisão foi tomada esta quinta-feira, na sequência de um dos cavalos presentes no circuito ter apresentado sintomas neurológicos semelhantes aos do EHV-1, apesar de ter testado negativo para o vírus. De acordo com a organização, o cavalo está em isolamento a 2 km do concurso desde 26 de Fevereiro.

Numa nota enviada às redacções, os responsáveis pelo circuito hípico do Sol, em Espanha, explicam que o cavalo chegou a Dehesa Montenmedio directamente dos seus estábulos na Bélgica saudável e em forma. Durante duas semanas participou normalmente na competição eno primeiro dia de competição da terceira semana, a 22 de Fevereiro.

A 26 de Fevereiro, sexta-feira, o veterinário pessoal dos estábulos deste cavalo notificou o comité organizador de que um dos seus cavalos tinha febre. O cavalo foi, de imediato, isolado e a FEI foi notificada do caso.

Uma vez que os primeiros sintomas que o cavalo apresentou pareciam ser de piroplasmose, o cavalo foi fez análises nesse sentido e ainda um teste PCR para verificar se teria rinopneumonia equina (EHV), sendo ambos os resultados negativos.

Nos dias seguintes tanto os veterinários da competição como os da FEI monitorizaram o estado de saúde e a febre do cavalo duas vezes por dia. Ao fim de alguns dias a febre desceu.

No entanto, esta quinta-feira de manhã, o cavalo apresentou, pela primeira vez, sintomas neurológicos, tendo o Comité Organizador do Sunshine Tour, em reunião com a FEI, a Federação Equestre Espanhola e o Ministério da Agricultura decidido dar a competição por terminada já este domingo, 7 de Março.

Será garantida uma completa análise do risco e uma partida ordeira dos cavalos.

 

Notícias relacionadas:

- Surto de Herpes Equino obriga FEI a cancelar eventos

- Caso de EHV confirmado em Portugal

 

Autor:

Cátia Mogo

catiamogo@invesporte.pt

QUER SABER MAIS SOBRE A CATEGORIA

Insira o seu e-mail e receba todas as novidades