Breves. 22 FEV 2021

Fac. de Med. Veterinária e FEP firmam protocolo

Esta segunda-feira, pelas 17.30h no auditório B da FMV-Ulisboa, será celebrado um protocolo de cooperação entre a Faculdade de Medicina Veterinária de Lisboa e a Federação Equestre Portuguesa (FEP).


Tempo de Leitura: 2 Min

MEd vet e FEP

Este protocolo visa uma colaboração nos domínios da formação, investigação e consultoria técnico-científica, com especial interesse no planeamento e desenvolvimento do Programa de Alto Rendimento recentemente anunciado pela FEP, optimizando assim recursos e sinergias entre estas duas instituições.
Este Plano de Alto Rendimento pretende criar uma estrutura de apoio aos atletas federados para que estes possam atingir e maximizar o seu potencial. Nesse âmbito, uma das áreas consideradas essenciais é a do acompanhamento dos conjuntos cavalo-cavaleiro com vista à manutenção e melhoria do seu estado de saúde e condição física.

A FMV-Ulisboa irá integrar esta estrutura através do Director do Hospital de Equinos o Professor Luís Pardon Lamas, que irá desempenhar o papel de Consultor Técnico-Científico nas áreas da sua competência.

O Hospital de Equídeos da FMV dispõe de uma equipa de especialistas europeus única no país que prestam um serviço clinico exclusivamente de referência e aberto a todos os Médicos Veterinários mantendo fortes ligações científicas a outras instituições públicas nacionais e internacionais. Para além disto, em Julho irá inaugurar um novo Centro de Imagiologia Veterinária onde irá dispor de meios técnicos avançados singulares no país.

Ao abrigo deste protocolo, a FEP (e apenas a FEP) terá acesso ao conjunto de especialidades oferecidas pela FMV incluindo meios avançados de diagnóstico (ressonância magnética, TAC,endoscopias dinâmicas e electrocardiogramas de esforço) para, se considerar necessário, acompanhamento exclusivo dos cavalos das selecções.

Esta parceria prevê ainda projecos de investigação de interesse comum e acções de formação profissional conjuntas e, deste modo, promover o conhecimento e desempenho de todos os intervenientes aproveitando o excelente momento de alguns atletas para a motivação de todos em tempos tão conturbados.

O compromisso das duas instituições é de trabalhar em conjunto com os restantes elementos da estrutura de Alto Rendimento da FEP bem como os Médicos Veterinários de Equipa e Médicos Veterinários de cada cavalo de modo a que este Programa permita continuar a melhorar as condições de competição e promover o desporto equestre em Portugal.

PR

QUER SABER MAIS SOBRE A CATEGORIA

Insira o seu e-mail e receba todas as novidades