Dressage. 18 FEV 2021

Juan Matute : do coma às olimpíadas

Em Maio o cavaleiro espanhol caiu inanimado e esteve 25 dias em coma, foi operado várias vezes e ficou quase dois meses imobilizado. Agora está a preparar-se para ir aos Jogos Olímpicos.


Tempo de Leitura: 2 Min

Juan matute

O jovem de 22 anos Juan Matute Guimón, cavaleiro da selecção olímpica espanhola tinha acabado de desmontar do cavalo, em Maio de 2020, quando caiu inanimado, tendo sido de imediato hospitalizado em estado crítico, devido a um AVC provocado por uma malformação arteriovenosa de nascença que se viria a descobrir mais tarde.

Sendo uma área de difícil acesso no cérebro, Juan Matute foi alvo de várias cirurgias, para parar a hemorragia cerebral e resolver a situação. Na altura, havia 60% de hipóteses de que Juan não sobrevivesse a uma das operações, 30% de que ficasse fisicamente incapacitado e talvez paralisado e 9% de probabilidade de que pudesse correr razoavelmente bem. Apenas 1% apontava para a possibilidade de uma recuperação total.

O mundo da dressage esteve em suspenso, até saber que o jovem estava a recuperar o seu estado de saúde, tornando-se em um daquele ínfimo 1% de probabilidades. Perdeu 25 kg, mal conseguia falar, esquecia-se frequentemente do que lhe era dito e garante que foi difícil, mas a única coisa em que pensava era voltar a montar. Com a perda de força muscular, montar estava, na altura, fora de questão, mas o cavaleiro iniciou desde logo a reabilitação física e uma série de terapias, entre as quais o Pro-Set da marca Bemer que utiliza duas vezes por dia e que o ajudou com “estimulação da microcirculação, regenerando as ligações neurológicas no corpo todo e reconstruindo a massa muscular perdida”, conta.

Com o apuramento para os Jogos Olímpicos de Tóquio já conseguido antes de toda esta situação, a equipa de dressage espanhola continua a contar com Matute Guimón, que ainda não dá nada por garantido, mas que continua com esse objectivo firme.

Notícias relacionadas:

- Juan Matute Guimón em estado crítico

- [Actualização] Juan Matute Guimón já foi operado

- Juan Matute Guimón fora de perigo após segunda operação

 

Autor:

Cátia Mogo

catiamogo@invesporte.pt

QUER SABER MAIS SOBRE A CATEGORIA

Insira o seu e-mail e receba todas as novidades