Criação. 04 FEV 2021

Imperador dos Cedros vai para o Luxemburgo

O lusitano de sete anos, da criação da Coudelaria Quinta dos Cedros, era montado por Vasco Mira Godinho e segue agora para as mãos da cavaleira Fie Skarsoe.


Tempo de Leitura: 4 Min

Foto Imperador Afonso Bordallo Rodrigues

Foto: Afonso Bordallo Rodrigues

Imperador dos Cedros, que ainda em Novembro último venceu os Critérios de Cavalos Novos de 7 anos, sob a monte de Vasco Mira Godinho, parte agora para o centro da Europa, rumo a voos mais altos com a cavaleira dinamarquesa Fie Skarsoe, radicada no Luxemburgo.

Para o criador, Bruno Carrilho,"esta venda é consequência daquilo que o cavalo Lusitano tem vindo a alcançar nos últimos anos a nível internacional, o que tem aumentado a sua procura em projectos muito relevantes". Além disso, o responsável pela Coudelaria Quinta dos Cedros salienta o "excelente trabalho" desenvolvido pelo cavaleiro Vasco Mira Godinho, "a quem muito agradecemos", salientando que nos últimos três anos o conjunto "venceu todas as provas nacionais e internacionais em que participou, alcançando classificações de 86% e sagrando-se também campeão nacional de cavalos novos de 5, 6 e 7 anos".

À EQUITAÇÃO, Vasco Mira Godinho - que montou o Lusitano do ferro Quinta dos Cedros desde os 5 anos - conta que "sempre foi um cavalo que demonstrou uma força e uma capacidade atlética fora do normal e tanto o Bruno [Carrilho], como eu, vimos logo que seria um bom projecto de futuro, com um grande potencial. Infelizmente, o futuro dele já não vai ser comigo, mas sinto que está muito bem entregue. É claro que tenho pena de o ver partir, mas é a vida que eu escolhi, sei que é inevitável que aconteça e desejo as maiores felicidades à Fie, que o irá agora montar".

A venda deste promissor Lusitano deixa no criador um misto de "tristeza e satisfação, pois é uma ligação de muitos anos, desde que foi pensado e criado. É um cavalo que, além das qualidades naturais que apresenta para o desporto e do bom carácter, tem muita montabilidade e um grande talento para executar qualquer exercício que lhe seja pedido, tem muita vontade de agradar ao cavaleiro. Vimo-lo colher frutos do trabalho e agora estamos a vê-lo crescer e ir em busca de outros patamares mais elevados!", afirma.

Bruno Carrilho explica ainda que "o factor continuidade foi determinante na concretização desta operação, dado que o Imperador dos Cedros continuará a ser treinado sob a orientação técnica de Jan Bemelmans a quem também muito agradecemos pela aposta e oportunidade de termos mais um produto da nossa criação a integrar um projecto internacional tão relevante". À nova proprietária, Manon Ackermann, deseja "os maiores êxitos".

Fie Skarsoe também já manifestou a alegria por montar o seu primeiro Lusitano: "Quando encontrámos o Imperador, foi amor à primeira vista e o parceiro ideal para a Manon e para mim. É o meu primeiro cavalo Lusitano e estou realmente impressionada com o carácter dele, com a sua qualidade e montabilidade. Ele ainda é novo e não temos pressas, vamos desenvolvê-lo calmamente e ver o que o futuro nos trará. O Vasco [Mira Godinho] já fez um trabalho fantástico com ele e temos de lhe agradecer por isso. Com o meu treinador Jan Bemelmans irei treiná-lo até ao nível de Grande Prémio, estou muito entusiasmada com o nosso futuro", revela.

Em 2019, a Coudelaria Quinta dos Cedros criou um modelo de negócio inovador que consiste em atrair novas soluções e parcerias, com o objectivo de valorizar e potencializar os produtos da Coudelaria Quinta dos Cedros, prolongando o investimento para conseguir a médio/longo prazo atingir parâmetros de rentabilidade interessantes. Assim, segundo conta o criador, "no seguimento do sucesso desta venda, ao longo de 2021 vamos reforçar este novo modelo de negócio ao qual se juntarão novas parcerias, passando por melhorias significativas das infra-estruturas do Centro de Alto Rendimento da Quinta dos Cedros e prevemos também a inclusão de mais quatro produtos da nossa criação que, continuarão a ser montados pelo cavaleiro internacional Vasco Mira Godinho, sob a orientação técnica do treinador Jan Bemelmans".

Autor:

Cátia Mogo

catiamogo@invesporte.pt

QUER SABER MAIS SOBRE A CATEGORIA

Insira o seu e-mail e receba todas as novidades