Eq. Trabalho. 23 NOV 2020
Gilberto Filipe Tri-Campeão com Zinque das Lezírias
O cavaleiro foi o vencedor do escalão Masters e fez a dobradinha ao ganhar também em Debutantes, com Luar da Caniceira.
Tempo de Leitura: 2 Min

Num ano muito atípico, onde o calendário do Campeonato de Portugal de Equitação de Trabalho foi cancelado, obrigando a alterações no regulamento e que o Campeonato se realizasse numa jornada única, esta teve como palco a pista do Centro Hípico da Quinta da Marinha, em Cascais.
No escalão principal, a luta pelo título colocou frente a frente dois cavaleiros muito experientes e que se conhecem bem: Gilberto Filipe e Eduardo Almeida. Acabou por ser o Campeão em título a levar a melhor, sagrando-se assim Campeão de Portugal de Masters, pela terceira vez consecutiva, com Zinque das Lezírias, montada com o qual fez o pleno no Ensino, Maneabilidade e Velocidade.
Eduardo Almeida foi Vice-Campeão com Zirco Qta Tagus, ficando em igual posição no escalão de Debutantes, às rédeas de Lutador, atrás apenas de Gilberto Filipe/Luar da Caniceira. O bronze foi para David Bento Gomes/Gaio, num nível com 13 concorrentes.
Contas feitas, Gilberto regressou a casa com três medalhas. Às duas de ouro já mencionadas, juntou a de prata no escalão de Consagrados com o Iranio da Ferraria, no ano de estreia nesta classe do cavalo. Aqui a vitória foi feminina com Mafalda Galiza Mendes e sagrar-se vencedora com Isco. Completou o pódio Diogo Duarte de Oliveira/Heros, entre seis conjuntos.
As cavaleiras estiveram em minoria mas em evidência, com os níveis de juventude a verem o 1.º posto por elas ocupado. Em Sub-16 a Campeã de Portugal é Nicole Silva com Endiabrado, seguida de Afonso Resina Antunes/Importante da Broa em 2.º e António Tomé/Hèrmes em 3.º Nos Sub-20 o 1.º lugar coube a Carolina Lopes Rodrigues com Estoiro da Foz, com João Barbosa/Hobby a ficar com a prata e Gonçalo Filipe Mendes Morais/Estoque com o bronze, num nível que registou uma dezenas de binómios.
Foto: Carlos Hernani
Resultados completos AQUI