Saltos. 29 OUT 2020

Grand Slam de Saltos em números

O Rolex Grand Slam de Saltos de Obstáculos foi lançado em Abril de 2013 e é hoje um dos prémios mais importantes do desporto equestre. Só Scott Brash o conseguiu vencer.


Tempo de Leitura: 2 Min

Scott-Brash-on-Hello-Sanctos

O conceito foi criado pelos comités organizadores de três dos maiores e mais reconhecidos concursos de saltos de obstáculos: CHIO de Aachen, na Alemanha, o CSIO de Spruce Meadows ‘Masters’, no Canadá; e o CHI de Genebra, na Suíça. O objectivo era premiar o cavaleiro que vencesse consecutivamente os Grandes Prémios destes concursos com um milhão de euros de bónus. Em Março de 2018, a estes três eventos globais – também conhecidos como «Majors» - juntou-se um quarto: Os Dutch Masters, nos Países Baixos.

O primeiro – e até agora único – vencedor do Rolex Grand Slam de Saltos de Obstáculos foi o britânico Scott Brash, que alcançou o feito em 2015 com o castrado Hello Sanctos. Depois de ter triunfado no GP de Genebra em 2014 e no CHIO de Aachen em 2015, o cavaleiro tinha os olhos postos nele para o CSIO de Spruce Meadows, mas não hesitou, cumprindo um duplo limpo e chegando ao pináculo desportivo.

Num relativo curto espaço de tempo, o Rolex Grand Slam de Saltos cresceu exponencialmente – como se pode ver nos números impressionantes da infografia – e estabeleceu-se como o maior desafio deste desporto, atraindo os melhores conjuntos da modalidade. Enquanto que no ténis há os quatro torneios do Grand Slam (Open da Austrália; Open de França; The Championships, Wimbledon; e o US Open) e o golfe tem quatro campeonatos maiores (Torneio Masters; The Open; U.S. Open; e o Campeonato PGA), também o desporto equestre está orgulhoso de ter o seu próprio Grand Slam. O que destaca o Rolex Grand Slam do ténis e do golfe é o facto de homens e mulheres poderem competir uns contra os outros para o mesmo prémio.

Desde a criação, o Rolex Grand Slam de Saltos de Obstáculos já recebeu 653,500 espectadores nos seus quatro Majors; coroou vencedores de Majores cavaleiros de nove nações diferentes e tudo isto com o apoio de mais de 2,150 voluntários.

Saiba mais sobre o evento AQUI

Infografia AQUI.

Autor:

Cátia Mogo

catiamogo@invesporte.pt

QUER SABER MAIS SOBRE A CATEGORIA

Insira o seu e-mail e receba todas as novidades