Saltos. 09 JUN 2021

Emoções no desporto: como gerir?

As emoções são estados mentais e sensações físicas provocadas por algum estímulo que pode ser desde um sentimento a um acontecimento.


Tempo de Leitura: 5 min

O nosso organismo reage em função das mudanças percebidas no ambiente e esses estados mentais direcionam o nosso comportamento. Portanto, é a emoção que leva uma pessoa a reagir diante de um acontecimento.

As emoções são informações muito úteis, pois funcionam como uma espécie de “radar interno”, permitindo-nos saber como estamos e como nos sentimos no momento presente.

É importante saber que não existem emoções boas ou más, o que existe são emoções que podem ser mais ou menos agradáveis de serem sentidas, mas cada uma delas tem uma função específica e todas são necessárias.

No que diz respeito às emoções no desporto, por exemplo, durante uma competição poderão contribuir para a excitação, mobilização e euforia ou para a frustração, raiva e deceção. Elas são muito poderosas, para o bom e para o mau, uma vez que podem prejudicar a performance depois do atleta as ter sentido, ou pelo contrário, podem potenciar o seu desempenho. Ou seja, as emoções têm o poder de ditar a qualidade da execução do atleta durante a competição.

As emoções podem ser activadas por várias situações durante a competição, tais como: erros de decisão, má execução técnica, levando muitas vezes a um mau desempenho.

Quando o atleta se encontra num estado de instabilidade emocional, as emoções disparam um conjunto de pensamentos depreciativos e incapacitantes. O atleta é afectado na sua autoconfiança, foco, motivação, interferindo no seu desempenho e consequentemente na obtenção dos resultados desejados.

Neste sentido, é fundamental aprender a conhecer as suas emoções e como as pode gerir a seu favor, pois sabemos que os cavalos sentem como estamos e por isso é ainda mais importante gerir aquilo que está a sentir.

Uma das técnicas que vos quero deixar é uma técnica de meditação mindfulness.

 

Técnicas de meditação mindfulness: como gerir as emoções?
As práticas de meditação da atenção plena geralmente começam com o foco na respiração.

Quando percebe a distracção e opta por relaxar intencionalmente, está a fortalecer o seu músculo do equilíbrio, criando a capacidade de ter mais equilíbrio interno, perante situações que possam despoletar emoções negativas (ex: frustração, raiva, medo).

Cada vez que a sua mente vagueia e é capaz de trazer a atenção de volta para a respiração, o seu músculo da atenção também é fortalecido! À medida que fortalece esse músculo da atenção, começa a notar que é muito mais fácil trazer a sua atenção novamente para a tarefa (ex: para o campo, para um exercício específico).

As práticas de consciencialização corporal também foram associadas à ajuda na regulação emocional. Quando a concentração está em alguma parte do corpo físico, por exemplo, na respiração em meditações a caminhar, isso pode ajudar a mudar o foco, de algo que possa não ser útil no momento, para a sua prestação desportiva, voltando a focar no momento presente através das sensações físicas.

Com certeza que, num momento em que está chateado, alguém já lhe disse: “Apenas relaxa e respira fundo!”. E às vezes esta é uma maneira perfeita de reiniciar, para acalmar o sistema. No entanto, às vezes isto pode não acontecer, particularmente em desportos nos quais a respiração é uma parte importante do desempenho. 

Se está, por exemplo, a sentir ansiedade relacionada com o seu desempenho e procura concentrar-se na respiração, pode sentir-te mais angustiado ao perceber que está com um padrão de respiração curto e rápido. Portanto, outra forma de estar presente sem ter que prestar atenção total à respiração, poderá ser o de trazer consciência para os seus pés. 

De acordo com estudos, concentrar na sensação de caminhar foi considerado um modo eficaz de acalmar a mente ao sentir-se emocionalmente sobrecarregado, uma maneira de lidar com a dificuldade emocional da população em geral.

Aceite, reconheça, perceba o que essa emoção lhe está a tentar transmitir e depois liberte.

 

Mariana Silva
Preparadora Mental Desportiva | Prof. Meditação Mindfulness | Coach pessoal
E-mail: 
marianasilva.mentalcoach@gmail.com
Blog: https://treinomentalealtorendimento.wordpress.com/
Facebook: https://www.facebook.com/MSmentalcoach
Instagram: https://www.instagram.com/marianasilva_page/
Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCcVWqijWctKRIuOIBnJNPTw

QUER SABER MAIS SOBRE ESTE ASSUNTO?

Insira o seu e-mail e receba todas as novidades