Campeonato Regional. 14 SET 2017

Campeões do Alentejo

Reguengos de Monsaraz recebeu a final do Campeonato Regional do Alentejo.


Tempo de Leitura: 5 Min

Carlos Grave e Bocage

No Grau Complementar é campeão Carlos Grave, com Bocage, com um total de 261,48 pontos seguido Luís Cidade Moura, presidente da FEP, na sela de Bailador, com 245,11%.

O primeiro lugar no nível Médio foi conquistado por Laura Oliveira, montando Falcão (250,38pts), com Luís Fernandes, em Graf, a sagrar-se vice-campeão (244,78).

Sebastião d'Orey Manoel é campeão sénior de 2017 no Grau Elementar. Com Holocausto, o cavaleiro terminou com um total de 267,53pts. Pedro Mariano, montando Havana, conquistou o 2.º lugar (265,80pts).

Neste grau a campeã júnior é Maria Catarina Manuelito, montando Fiona de S. Brás (240,39pts).

João Cardoso e It's me sagraram-se campeões seniores em Preliminar (263,68pts), com Filipa Bico, em Imperatriz, a ocupar o 2.º lugar do pódio (256,57pts).

Em juniores o ouro foi para Sérgio Branco, com Fado do Zambujal (253,72pts), seguido de Miguel Branca, em Wlak Away van de Kerkenbulck (251,04pts).

A única em prova em Preliminar juvenil foi Emília Saturnino, na sela de Antiqua (249,07pts).

Esta foi a primeira vez que a Equireguengos organizou a final do campeonato regional de Ensino do Alentejo. "Aos participantes, vencedores e não vencedores, o nosso muito obrigado pela vossa participação, desejando que para lá dos resultados possam levar da EquiReguengos uma boa recordação geral", afirma a direcção da escola.

O presidente da câmara municipal de Reguengos de Monsaraz, José Calixto, esteve presente na final, entregando prémios a alguns dos vencedores. "É um evento muito importante no calendário equestre da região e Reguengos de Monsaraz dispõe de excelentes condições para a realização da prova. O centro hípico municipal tem um campo de provas, um campo de aquecimento e um campo de guias, todos com o piso em areia e geotêxtil, características ideais para a prática de competições equestres e, por isso, considerado um dos melhores picadeiros nacionais", afirmou o presidente em declarações exclusivas à EQUITAÇÃO.

Final campeonato regional Alentejo

O centro hípico foi construído pela autarquia, em 2003, no Parque de Feiras e Exposições e Reguengos de Monsaraz e, desde então, foram várias as competições que aí decorreram: "a primeira grande prova foi o Campeonato Europeu de Horseball, mas durante mais de uma década de funcionamento, o centro hípico municipal acolheu jornadas do campeonato nacional de horseball, concursos de saltos nacional, concursos de dressage nacional e concursos de saltos internacional de duas estrelas. Inicialmente era a autarquia que tinha a responsabilidade da administração do espaço e a organização das provas, mas há cerca de seis anos foi decidido concessionar o centro hípico, tendo actualmente uma nova gestão privada que está a correr muito bem. Quero por isso sublinhar a competência e a qualidade da escola de equitação EquiReguengos que tem organizado excelentes competições equestres e continua a promover este desporto no concelho, especialmente junto dos jovens, que usufruem das aulas ministradas pelos treinadores desta escola. Quero ainda referir que o concelho de Reguengos de Monsaraz tem excelentes trilhos e por isso tem recebido vários raides nacionais e internacionais", adianta José Calixto.

O crescente número de provas a decorrer no concelho também já mostrou ter impacto no sector do turismo, com o presidente da câmara a afirmar que "o desporto equestre tem cada vez mais praticantes e adeptos, pelo que estas competições trazem muitas pessoas ao concelho, que ficam a conhecer esta infra-estrutura desportiva mas também a vila medieval de Monsaraz, a praia fluvial de Monsaraz e o Grande Lago Alqueva, entre outros pontos turísticos. Há também claros benefícios para a hotelaria e restauração do concelho".

Com provas dadas dos benefícios que pode trazer para o concelho, José Calixto, garante que a câmara vai "continuar a apoiar a EquiReguengos nas competições equestres que pretende organizar e que costumam juntar muitas centenas de pessoas durante os dias das provas. Actualmente temos várias competições integradas nas programações dos grandes eventos da cidade, que decorrem no Parque de Feiras e Exposições, como a ExpoReg – Exposição de Actividades Económicas e as Festas de Santo António, potenciando as provas e o número de espectadores, e assim divulgando cada vez mais o desporto equestre na região".

Fotos cedidas pela Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz

 

Veja a galeria fotográfica da final do campeonato AQUI.

 

Final campeonato regional Alentejo

Autor:

Carla Laureano

carlalaureano@invesporte.pt

QUER SABER MAIS SOBRE A CATEGORIA

Insira o seu e-mail e receba todas as novidades