Fei Classics. 04 SET 2017

Poder britânico

Na última etapa do FEI Classics, em Burghley, foram os britânicos a ocupar os lugares do topo.


Tempo de Leitura: 2 Min

Oliver Townend e Ballaghmor Class

Oliver Townend, montando Ballaghmor Class, venceu a prova de Cross e ontem foi também o vencedor em Saltos de Obstáculos. Apesar de ter feito um derrube e um ponto por, terminando com 5 pontos, o cavaleiro de 31 anos sagrou-se vencedor, com um total de 45,6pts.

Tendo já vencido o CCI4* de Burghley em 2009, o britânico volta este ano a repetir a vitória, com um cavalo de 10 anos. "Isto é muito, muito especial. Há tanta coisa que pode correr mal com um cavalo novo - e ele só agora aprendeu a fazer passagens de mão a tempo - mas ele está num nível diferente daquilo que montei recentemente", explicou Oliver Townend.

Em 2.º terminou Vanir Kamira, em Piggy French. Com 43,7pts feitos no Ensino, o conjunto fez 3,2pts por excesso de tempo no Cross, ficando na 5.ª posição. Nos Saltos um percurso limpo fez subir a britânica para a 2.º posição, com um total de 46,9pts. Depois de um ano de pausa para ser mãe, este foi um bom regresso de Piggy French. "A nossa prova de saltos não foi muito bonita, mas não interessa! Burghley é o concurso de 4* mais difícil do mundo e ser bem sucedida aqui é um sonho".

Gemma Tattersall, com Arctic Soul, fez 43pts no Ensio e fez um Cross limpo, ocupando o 2.º posto antes de ir para o Saltos. Uma falta fez com que o conjunto terminasse com 47pts, na 3.ª posição.

Esta etapa fica também marcada por dois conjuntos que ficaram pelo caminho. Mark Todd (NZL), montando Leonidas, conseguiu a melhor nota no Ensino, foi eliminado no Cross devido de uma queda no obstáculo 26. Já Michael Jung (ALE) retirou também no Cross depois de uma recusa de La Biosthetique Sam.

Apesar de não ter concluído esta etapa, o cavaleiro alemão assegurou a vitória no FEI Classics, com 39 pts, uma vitória em Kentucky e dois 2.º lugares em Pau e Badminton.

O cavaleiro francês, Maxime Livio, que não esteve a competir em Burghley, manteve-se no 2.º posto (33pts), graças a uma vitória em Pau e um 2.º lugar em Lühmuhlen.

Em 3.º ficou Nicola Wilson (GBR), com um total de 20pts.

Foto: FEI/Libby Law

 

Resultados Burghley AQUI.

 

Resultados FEI Classics AQUI.

Autor:

Carla Laureano

carlalaureano@invesporte.pt

QUER SABER MAIS SOBRE A CATEGORIA

Insira o seu e-mail e receba todas as novidades