Saltos. 15 MAI 2017

Despedida no Royal Windsor

O Royal Windsor Horse Show, em Inglaterra, foi palco da despedida de um conjunto olímpico.


Tempo de Leitura: 2 Min

Nick Skelton_Big Star.jpg

Ontem foi um final de dia emocionante no Royal Windsor Horse Show, com o público a assistir à retirada das pistas da lenda dos Saltos e Obstáculos, Nick Skelton, e do seu cavalo medalha de ouro, Big Star.

Todos se emocionaram quando Nick Skelton desmontou e retirou a sela de Big Star, o que assinala a retirada do cavalo, e deu com ele uma última volta à mão, com o público presente a aplaudir, também em sinal de respeito pela carreira de cinco décadas do britânico.

Da história da Nick Skelton faz parte o recorde do salto mais alto, conseguido em 1978 quando, na sela de Lastic, saltou em Olympia 2,32m. Apenas com 21 anos, o britânico bateu o recorde que se mantém até hoje. Veja o vídeo AQUI.

Em três anos seguidos (1987, 19888 e 1989), o britânico venceu o Hickstead Derby. O primeiro ganhou com J Nick e os outros dois com Apollo, um dos seus cavalos mais famosos. Este castrado morreu aos 31 anos, tendo participado em Jogos Olímpicos, conquistado vários títulos da Taça das Nações, duas vitórias em Aachen e uma medalha de prata por equipas e bronze individual em Campeonatos do Mundo.

O ano de 2000 trouxe más notícias para o cavaleiro britânico que, antes dos JO de Sidney,  caiu e partiu o pescoço. Depois de sete meses, os médicos disseram-lhe que seria perigoso continuar a montar e foi obrigado a retirar-se mais cedo do que previsto. Mas, três anos depois, Nick voltou às pistas e até fez parte da equipa dos JO de Atenas, em 2004.

Na sua carreira, Big Star teve um papel muito importante. Foi com ele que Nick Skelton ganhou o ouro por equipas nos JO de Londres, em 2012, e, no ano passado, conquistou a medalha de ouro individual no Rio de Janeiro.

Este conjunto olímpico também competiu em Portugal, em Vilamoura e na etapa portuguesa do Longines Global Champions Tour (LGCT). O melhor resultado conseguido no nosso país foi um 3.º lugar, em 2014, no LGCT.

CL

Não deixe de nos seguir no Facebook!

QUER SABER MAIS SOBRE A CATEGORIA

Insira o seu e-mail e receba todas as novidades