Breves. 15 MAI 2017

I Taça inter escolar de equitação

Decorreu no passado fim de semana, na Escola das Armas em Mafra, a primeira edição da Taça Inter Escolar de Equitação.


Tempo de Leitura: 4 Min

Taca inter escolar
Taca inter escolar

No primeiro dia disputaram-se, pela manhã e tarde, as provas de Ensino. Nesta prova venceu a equipa da Escola Profissional de Ponte de Lima (Equipa 1), seguida na classificação pela Equi M da Escola de Abrantes e em terceiro pela equipa Guerreiros do Marco, da Escola do Marco de Canavezes.

Ao final da tarde a prova de Volteio por Equipas teve lugar no Campo dos Plátanos e para além dos exercícios técnicos individuais obrigava a uma Kur coletiva. Estiveram melhor a Equipa Princesas da Escola de Abrantes, que venceram a prova. A Equipa 1 de Ponte de Lima ficou em segundo e em terceiro a Equi M de Abrantes.

O segundo dia iniciou-se com a Prova de Obstáculos (Hunter). As Princesas de Abrantes voltam a vencer. Os Guerreiros do Marco conseguem a segunda posição e Ponte de Lima 1, que não vacilava, volta a estar nos três primeiros, agora na terceira posição.

Para a Prova de Cross, ultima prova desta competição, as Equipas entraram pelo inverso da Classificação até esse momento. Uma prova muito disputada até ao ultimo conjunto e que ditaria a decisão final na entrega da Taça. Doze dos mais de trinta conjuntos, de várias escolas, cumpriram o tempo ótimo e nos “bastidores” vivia-se a pressão de quem venceria a taça.

No cross, Ponte de Lima 1 vence a prova com 76 pontos. Os Guerreiros do Marco ficaram em segundo com 73 pontos e em terceiro os B do Aço, também do Marco com 70 pontos. Esta diferença mínima pontual é bem expressiva da competição que presenciámos nesta prova final da Taça Inter Escolares.

Provas disputadas e contas feitas era a hora de entregar a I Taça Inter Escolar de Equitação e que contou com a presença do Comandante da Unidade de Apoio, em representação do Comandante da Escola das Armas para a respetiva entrega da Taça.

Na Classificação Final, a Equipa Princesas de Abrantes ficou em terceiro, a Equipa Guerreiros do Marco foi segunda e acabou por vencer e subir à Tribuna de Honra do Campo dos Plátanos para receber a Taça a Equipa 1 de Ponte de Lima, constituída pelos Alunos Tibério Lemos, Pedro Garrido, José Fernandes e Francisco Fonseca, treinados pelo Professor Nuno Carvalho.

Para André Ponces de Carvalho, organizador desta provas Inter Escolares, "a primeira edição da Taça Inter Escolar, que já vinha sendo adiada, é um desejo agora concretizado. A partir deste ano temos mais uma competição, paralela ao Campeonato Nacional. As Escolas passam também a contar com a disputa de mais um titulo (se assim se pode chamar) e que lhes dá um alento acrescido áquilo que tem vindo a ser feito: uma melhoria, espelhada nas provas, ao nível da preparação dos seus Atletas e das suas Equipas."

E acrescenta: "esta é uma aposta ganha! A maioria das Escolas têm hoje no Inter Escolar – Campeonato e agora também, na Taça – duas competições onde podem mostrar à Sociedade Civil e ao Hipismo que trabalham afincadamente para serem os primeiros. Para além disso esta competição – assente na formação de futuros profissionais – começa já a beneficiar a presença de conjuntos em concursos de outras disciplinas e mesmo na procura de estagiários para Centros Hípicos e Coudelarias. Acredito que muito de positivo ainda irá ser criado em torno deste Inter Escolas."

No final, André Ponces de Carvalho quis ainda agradecer o envolvimento dos membros da Comissão Técnica que muito o têm apoiado e o esforço que as Escolas, seus técnicos e Alunos têm feito ao longo do ano. Ao Major Emanuel Umbelino e à sua Equipa da Escola das Armas agradece todo o empenho e profissionalismo que colocaram na montagem desportiva e logística desta primeira Taça.

A próxima competição, e que encerra o ano, é a final do III Campeonato Nacional que terá lugar durante a Expo Égua na Golegã, nos próximos dias 17 de Maio (Ensino e Volteio) e 18 de Maio (Saltos de Obstáculos e Cross).

PR

 Não deixe de nos seguir no Facebook!

Resultados completos AQUI.

 

QUER SABER MAIS SOBRE A CATEGORIA

Insira o seu e-mail e receba todas as novidades