Eventos. 27 ABR 2017

Quatro dias pelo campo até Viana do Alentejo

Partiram ontem da Moita centenas de romeiros oriundos de vários pontos do país, em direcção a Viana do Alentejo, onde chegam sábado, às 17h00, naquela que é a 17ª edição da Romaria a Cavalo e que terá como padrinhos José Figueiras, Sílvia Rizzo e João Catarré.


Tempo de Leitura: 2 Min

Romaria Moita

Por caminhos de terra batida, o percurso tem início junto à Igreja de N.ª Sr.ª da Boa Viagem, na Moita, e termina no Santuário de N.ª Sr.ª D'Aires, em Viana do Alentejo, passando por várias localidades, entre as quais Alcáçovas que servirá de pernoita amanhã, 28 de Abril, e onde haverá um programa musical/cultural nessa noite.

Para receber os muitos visitantes que são esperados em Viana do Alentejo durante o fim-de-semana, a Câmara Municipal preparou um programa cultural para sábado, a partir das 15h30, que inclui Gigabombos do Imaginário, Batucando e os Grupos Campos do Alentejo, Rastolhice e Raízes do Alentejo.

À noite, na Tenda Tradições, instalada junto ao Santuário de N.ª Sr.ª D'Aires, a partir das 20h30, sobe ao palco o Grupo “Solo por ti” e a Classe de Dança da Associação Equestre de Viana do Alentejo. Às 22h30, sobem ao palco os Sangre Ibérico, seguido de baile e Dj's.

No domingo, 30 de Abril, a partir das 13h00, no mesmo espaço haverá cante alentejano com os Grupos Etnográfico “Camponeses de Pias”, Feminino e Velha Guarda de Viana do Alentejo, a actuação do grupo “De Moda em Moda”, Grupo de Cantares Populares Seara Nova e animação musical com “Os Vocalistas”. Às 22h00, um dos momentos mais aguardados desta Romaria a Cavalo, o espectáculo da fadista Raquel Tavares, seguido de baile e Dj.

Em termos religiosos o destaque vai para a procissão em honra de N.ª Sr.ª D'Aires pelas ruas da vila, no sábado, pelas 21h00, e para a procissão e missa campal no Santuário, no domingo, a partir das 10h00.

De salientar que a Romaria a Cavalo é promovida por uma comissão organizadora constituída pelas Câmaras da Moita e Viana do Alentejo, Associação dos Romeiros da Tradição Moitense e Associação Equestre de Viana do Alentejo e tem como patrocinadores a Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, a Caixa de Crédito Agrícola do Guadiana Interior, a Hidrauviana, a Vangflor e o Diário do Sul, contando ainda com o apoio da Diocese de Setúbal, Arquidiocese de Évora, Junta de Freguesia de Alcáçovas e Junta de Freguesia de Viana do Alentejo.

PR

Não deixe de nos seguir no Facebook!

QUER SABER MAIS SOBRE A CATEGORIA

Insira o seu e-mail e receba todas as novidades