Saltos. 21 SET 2020

Juventude campeã na Golegã

Os jovens cavaleiros disputaram a Taça e os cavalos novos os Critérios.


Tempo de Leitura: 8 Min

Taça Iniciados 2020

Pódio de Iniciados

O Centro de Alto Rendimento da Golegã recebeu, entre 17 e 21 de Setembro, o Campeonato Nacional de Cavalos Novos (CNCN) e a Taça de Portugal da Juventude, assim como um CSN-B.

No que à Taça diz respeito, em Iniciados, Diana Ferreira Pinto foi a grande vencedora, com Caviar, sendo a única a manter-se longe das varas durante todas as classificativas. Em 2.º Ficou José Daniel Fraga com Golias, tendo sido necessário uma barrage para apurar quem pisaria o 3.º degrau do pódio. Alice Puga/Honyara e Marta F. Lopes/Guapa foram os dois conjuntos que tiveram de desempatar, com Alice a conquistar o bronze depois de um jump-off sem faltas e no melhor tempo.

No escalão de Pré-Juvenis também Mila Resende e Daka completaram a Taça sem qualquer penalização, vencendo a edição de 2020. Já Fernanda P. Santana/Utópica e Sophia Sazanova/Xisto tiveram de se defrontar, por se encontrarem em igualdade pontual de 4 pontos, realizados na 1.ª classificativa. No jump-off, ambas "limparam", com o cronómetro a ditar que Fernanda ocuparia o 2.º posto e Sophia o 3.º.

Taça Pré Juvenis - 2020

Pódio de Pré-Juvenis

Em Juvenis, já depois da foto de pódio tirada, acabou por se saber da desqualificação do vencedor, sendo que ordem da tabela classificativa sofreu alterações, com todos a subiram um lugar e a medalha de ouro a passar para as mãos de Afonso Rebelo, que montou Famous. A prata foi atribuida a Daniela Costa com Estoril 273 e o bronze a Afonso S. Bento com Apollo.

A luta pela vitória de Pré-Juniores obrigou a uma barrage entre Francisca Magalhães/Celina e Nicole da Silva/Dicaletto Z, onde a primeira levou a melhor. Marta Abreu ocupou o 3.º lugar, em competição realizada às rédeas de Fungaf.

Taça Pre juniores 2020

Pódio de Pré-Juniores

Numa edição da Taça da Juventude em que as meninas estiveram em destaque, também em Juniores a vitória foi feminina. Madalena Eloi com Forestelle venceu depois de três classificativas e uma barrage imaculadas, “empurrando” Pedro Silva para o lugar da prata, ele que fez apenas 8 pontos no desempate, ao longo dos três dias. João Patrício com Quattu ocupou o 3.º lugar.

Taça Juniores

Pódio de Juniores

 

Critérios de Cavalos Novos 2020

A classe de cavalos de 4 anos contou com 17 conjuntos e, após, três classificativas, foi necessário uma barrage entre quatro animais: My Dollar/João Castro Lima. Latrichta/Henrique Drumond, Magico/Ricardo Guerreiro e Chang N Z/Hugo Carvalho.

No desempate, Chang N Z foi o único a não tocar e venceu a classe, finalizando o Campeonato sem qualquer falta.

Hugo Carvalho - CHANG N Z - 4 anos

Chang N Z/Hugo Carvalho - Campeão 2020 Critérios de 4 anos

A classe de 5 anos foi a que registou maior número de inscritos, num total de 20 animais e, também aqui, foi necessário recorrer a um jump-off.

Dos seis que chegaram ao final das três classificativas, dois repetiram o zero no desempate com Henrique Drumond a conseguir que Contro Z cruzasse os visores mais rápido do que K. Le Muse Parisol, montado por Filipe Paixão. Todos os outros fizeram 4 pontos na barrage (incluindo o próprio Drumond, mas com For Russia).

HENRIQUE DRUMOND - CONTRO Z - 5 anos

Contro Z/Henrique Drumond - Campeão 2020 Critérios de 5 anos

À semelhança dos 4 e 5 anos, também nos 6, só com barrage foi possível apurar o vencedor, desta vez uma vencedora: Evita Peron, montada por Filipe Malta da Costa, que não teve nenhum derrube em todas as vezes que entrou em pista. Action Boy Z, com Sebastião Pinto, acabou por retirar no desempate a dois.

FILIPE MALTA DA COSTA - Evita peron - 6 anos

Evita Peron/Filipe Malta da Costa - Campeã 2020 Critérios de 6 anos

Por fim, nos 7 anos, Iniesta P., que nem o jogador de futebol homónimo, driblou as varas e concluiu o campeonato com 2 pontos, 1 feito na 2.ª e outro na 3.ª classificativa, montado por António Matos de Almeida.

Esta foi uma classe que contou com sete incritos.

Toze e Duarte - criterios 7 anos 2020

Iniesta P./António Matos Almeida (à esquerda) e AHG Whiterock/Duarte Seabra (à direita),
Campeão e Vice Campeão 2020 Critérios de 7 anos, respectivamente

António Matos Almeida domina GP

A prova maior do CSN-B viu oito conjuntos limparem a primeira mão, passando à barrage, com Duarte Seabra a apurar duas montadas e António Matos Almeida outras duas. Acabou por ser o cavaleiro de Viseu a levar a melhor sobre todos, conquistando os dois lugares cimeiros. Com LCC Sapphire ficou em 1.º e com Hifi em 2.º, após dois “limpos” nos tempo mais veloz. O 3.º melhor tempo foi de Hugo Carvalho/Salto de Sam, com Duarte e Candy Baerenrain a serem o 4.º binómio sem penalizações.

Vinte conjuntos disputaram o Grande Prémio.

 

Fotos: Marisa Suzano

Resultados completos:

- Taça da Juventude Iniciados

Taça da Juventude Pré-Juvenis

- Taça da Juventude Juvenis

Taça da Juventude Pré-Juniores

- Taça de Portugal de Juniores

- Critérios Cavalos Novos 4 anos

Critérios Cavalos Novos 5 anos

Critérios Cavalos Novos 6 anos

Critérios Cavalos Novos 7 anos

- CSN-B 

 

 

Autor:

Ana Filipe

anafilipe@invesporte.pt

QUER SABER MAIS SOBRE A CATEGORIA

Insira o seu e-mail e receba todas as novidades