Saltos. 14 SET 2020

Portugueses entram com pé direito em circuito espanhol

No Grande Prémio deste domingo do circuito de Outono do Sunshine Tour, João Maria Marquilhas ficou em 3.º lugar e Luís Sabino Gonçalves em 4.º.


Tempo de Leitura: 4 Min

Joao_Maria_Marquilhas_GlamourES_SUNSHINE2020

João Maria Marquilhas/Glamour ES (c) Moises Basallote Fotografia / Sunshine Tour

 

Dehesa Montenmedio não pára de crescer e encheu para mais uma edição do circuito onde, com cada vez mais pistas, não falta espaço para que seja cumprido o distanciamento social, tão importante nos tempos que correm, até mesmo nos recintos desportivos, mesmo os exteriores.

De momento, dois portugueses já lá se encontram, com uma dezena de cavalos, são eles João Maria Marquilhas e Luís Sabino Gonçalves.

A primeira semana do circuito arrancou a 10 de Setembro, data em que os dois lusos entraram na prova grande (1.45m) e João se classificou em 5.º, com Glamour ES, após um percurso sem faltas. Um toque “empurrou” Luís para o meio da tabela classicativa (27.º), ele que montou Camino Imperio Egipcio.

Logo de seguida realizaram-se as classes destinadas a cavalos novos e João conseguiu limpar, ficando em 1.º, quer nos 6 anos com Jacarta Equigenne, quer nos 5 com Kandinsky Equigenne. Nos 7 anos, com o cronómetro já a “correr”, sem penalizações, João levou Ashes and Snow ao 14.º lugar, com Luís Sabino Gonçalves e colocar Argan de Beliard em 28.º, igualmente sem faltas. Menos feliz foi com Adiamood de L’Abbaye, que acabou eliminado.

No dia seguinte, Jacarta Equigenne voltou a repetir o zero (8.º), assim como Kandinsky Equigenne (6.º). No sábado, ambos deram um toque - Jacarta Equigenne ficou em 11.º e Kandinsky Equigenne em 7.º.

Na prova maior de sexta-feira (1.45m), foi a vez de Luís subir à 4.ª posição com Argan de Beliard, com João/Ashes and Snow em 22.º (5pts). Mas o cavaleiro do Cartaxo, capa da penúltima edição da Revista Equitação, não se ficou por aqui e a 1.40m voltou a manter-se longe das varas. Com Biloba des Chaines ficou no 6.º posto e com Camino Imperio Egipcio no 9.º.

No sábado, a Big Class A de 1.40m não corrreu tão bem para os dois portugueses, com o melhor resultado a cargo de Luís/Biloba des Chaines, com 4 pontos (28.º), conjunto que limpou no dia seguinte (10.º). Foi precisamente no domingo, na prova de 1.35m, que Sabino Gonçalves ficou a centésimas de segundo da vitória, após completar o percurso com Adiamood de L’Abbaye em 23.6seg, alcançando o 2.º lugar, ao ser batido apenas por Kayleigh Watts/Kimosa Van Het Kritrahof (GBR), com um tempo de 23.39seg.

 

 

Grande Prémio encerra primeira semana de circuito

Domingo foi dia de muitas emoções e uma vez mais, os portugueses estiveram em destaque. O Grande Prémio foi disputado a 1.50m, ao cronómetro, e qualificativo para os Jogos Olímpicos de 2021. Com 34 inscritos, foi por muito pouco que não se hasteou a bandeira nacional no final, com João Maria Marquilhas a alcançar o 3.º lugar às rédeas de Glamour ES, após um percurso imaculado em 37.41seg.

Imediatamente no seu encalço e “colado” na tabela classificativa, na 4.ª posição, Luís Sabino Gonçalves, igualmente com um zero, realizado por Argan de Beliard em 38.32seg.

LuisSabinoGoncalves_Argan_de_Beliard_SUNSHINE2020 Luís Sabino Gonçalves/Argan de Beliard (c) Moises Basallote Fotografia / Sunshine Tour

Mais rápidos foram apenas a vencedora Laura Kraut/Casco Bay (EUA) em 37.19seg. e Eduardo Alvarez Aznar/Legend (ESP) em 37.3seg., que ficou na 2.ª posição.

O website do Sunshine foi reformulado e agora, para além de poder consultar os resultados, pode assistir ao concurso em directo ou, posteriormente, aos vídeos dos cavaleiros, bastando seleccionar, na secção resultados, qual a prova que pretende e o conjunto em questão.

Hoje e amanhã são dias de descanço. A segunda semana de provas começa a 16 de Setembro.

Resultados completos AQUI

 

Autor:

Ana Filipe

anafilipe@invesporte.pt

QUER SABER MAIS SOBRE A CATEGORIA

Insira o seu e-mail e receba todas as novidades