Eventos. 07 AGO 2020

Escola Portuguesa de Arte Equestre retoma Galas

A gala especial da EPAE sob o mote do ditado popular “uma no cravo, outra na ferradura”, colocou em simbiose duas Artes maiores: a musical, através da utilização do cravo, e a equestre, simbolizada pelas ferraduras.


Tempo de Leitura: 2 Min

Carlos Tomás e Luis Raposo com Hohásis em Cabriola á Mão Gala de Julho 2020- Créditos Pedro Dias (002)

O evento da Escola Portuguesa de Arte Equestre (EPAE) realizou-se no passado dia 31 de Julho, no Picadeiro Henrique Calado, na Calçada da Ajuda (Belém) e o “diálogo” entre a música e os cavalos foi alcançado com um repertório musical contemporâneo que recuperou o esplendor da Picaria Real setecentista da corte portuguesa através da gravação de dois instrumentos considerados “tesouro nacional” de Portugal, ambos sob a guarda do Museu Nacional da Música: o violoncelo Stradivari “Chevillard – Rei de Portugal”, de 1725, que pertenceu ao Rei D. Luís; e o “Cravo Antunes”, construído em 1758 por Joaquim José Antunes oriundo da ilustre família de mestres construtores de cravos, pianofortes e pianos dos séculos XVIII e XIX.

João Maria Diniz com Ajacto em Pousada Gala de Julho 2020- Créditos Pedro Dias (2) (002)

 

O primeiro instrumento foi interpretado por Pavel Gomziakov acompanhado pela Orquestra Gulbenkian, para musicar o solo de rédeas longas através do primeiro andamento do Concerto para violoncelo em Dó Maior de Joseph Haydn.

O segundo instrumento, acompanhou o solo equestre, através de um conjunto de excertos de sonatas de Carlos Seixas, interpretado por José Carlos Araújo que se encontra atualmente a gravar o ciclo da integral das sonatas para instrumentos de tecla de Carlos Seixas para o Movimento Patrimonial da Música Portuguesa.

Carrossel Gala de Julho 2020- Créditos Pedro Dias (2) (002)

Esta foi a primeira Gala realizada depois das medidas de confinamento exigidas pela pandemia de COVID-19 e contou com a parceria do Museu Nacional da Música e do Movimento Patrimonial pela Música Portuguesa.

A próxima gala terá lugar no dia 28 de Agosto tendo como tema uma homenagem a Amália Rodrigues.

Fotos: Pedro Dias

QUER SABER MAIS SOBRE A CATEGORIA

Insira o seu e-mail e receba todas as novidades