Breves. 16 JUL 2020

Jogos olímpicos da Juventude de Dakar adiados para 2026

Inicialmente planeadas para 2022, as olimpíadas terão de aguardar quatro anos para se realizarem.


Tempo de Leitura: 1 Min

Jogos Olímpicos2

Os Jogos Olímpicos da Juventude de Dakar, inicialmente previstos para 2022, apenas decorrerão em 2026. A decisão foi avançada por Thomas Bach, presidente do Comité Olímpico Internacional (COI), que justificou a mesma com o facto do adiamento de Tóquio2020 para 2021 ter sobrecarregado o calendário.

A alteração da data, porém, foi proposta pelo presidente do Senegal, Macky Sall, em conversa telefónica com Tomas Bach, e foi aprovada em reunião do conselho executivo do COI no passado dia 15 de Julho, que avaliou os impactos da pandemia Covid-19 sobre os Jogos Olímpicos.

“Se os Jogos Olímpicos da Juventude decorressem em 2022, isto levaria a que fossem realizadas cinco olimpíadas em apenas três anos, o que acarretaria uma excessiva carga de trabalho para todos”, alegou o presidente do COI, segundo o qual “o COI e o Senegal entendem que esta notícia será decepcionante para muitos jovens atletas”, apelando ao seu entendimento e sugerindo que as federações de cada desporto ofereçam experiências semelhantes à olímpica nos respectivos campeonatos juvenis e de base.

De salientar que os Jogos Olímpicos da Juventude de 2026 vão ser o primeiro evento olímpico da história a ter lugar no continente africano.

QUER SABER MAIS SOBRE A CATEGORIA

Insira o seu e-mail e receba todas as novidades