Dressage. 09 JUL 2020

Studbook do Lusitano sobe no ranking WFSH

O Studbook do Lusitano alcançou a 5.ª posição na tabela do ranking do World Breeding Federation of Sport Horses (WBFSH) para cavalos de Dressage. Esta é a melhor classificação de sempre obtida.


Tempo de Leitura: 1 Min

Xiripiti

Após ter estado na última classificação em 7.º lugar, o Studbook do Lusitano alcançou a melhor classificação de sempre no ranking do World Breeding Federation of Sport Horses (WBFSH) para cavalos de Dressage, ao conquistar o 5.º lugar com 8434 pontos.

Apesar da liderança do ranking do WBFSH se manter intacta, com o KWPN e o Studbook do Hannoveriano, com as pontuações de 12526 e 11920, respectivamente, o Westphalian desceu de posição e ocupa agora o 4.º lugar, tendo sido substituído pelo Studbook do OLDBG.

Para esta subida portuguesa contribuíram e pontuaram Equador (1847pts), Actuelle de Massa (1798pts), Beduino Lam (1506pts), Esporim (1205pts), Xiripiti (1059pts) e Coroado (1019pts).

Precisamente, o Xiripiti está em destaque na rubrica ‘Cavalos’, do mais recente número da Revista Equitação. Nesta fotografia, Xiripiti aparece ainda montado por Maria Caetano, ela que é a melhor portuguesa no ranking mundial da Federação Esquestre Internacional (FEI) com o Puro Sangue Lusitano Coroado, cujos resultados também ajudaram à subida no ranking WBFSH.

Os dados reportados com esta última actualização contemplam os resultados entre o início de Outubro de 2019 e o final de Junho deste ano. O ranking WBFSH permanece como o melhor Livro Genealógico fechado.

Consulte o ranking completo AQUI.

Autor:

Marta Clemente

martaclemente@invesporte.pt

QUER SABER MAIS SOBRE A CATEGORIA

Insira o seu e-mail e receba todas as novidades