Formação. 30 JUN 2020

Férias a Galope 2020

Através da proximidade com os cavalos, a iniciativa Férias a Galope, do Centro Equestre João Cardiga, tem como alguns dos principais objectivos estimular a criatividade, responsabilidade, sociabilidade e afectividade em crianças e jovens.


Tempo de Leitura: 2 Min

ferias a galope

Arrancou hoje a primeira semana do programa Férias a Galope 2020, iniciativa promovida pelo Centro Equestre João Cardiga, em Barcarena, Leceia, que decorre até ao dia 15 de Agosto.

Este é um programa semanal, que tem lugar de terça a sexta-feira, das 9h00 às 18h00, e que se destina a crianças e jovens com idades compreendidas entre os 7 e os 14 anos, com o objectivo de proporcionar o desenvolvimento das suas potencialidades ao ensinar padrões de comportamento que os levem a ajudar os outros, aceitar ser ajudado e a aceitar as limitações próprias e alheias.

“Vivemos tempos que nos desafiam a encontrar formas de estimular a criatividade e a responsabilidade nos nossos jovens, através de actividades variadas e, preferencialmente, ao ar livre. Os cavalos desenvolvem estas e outras caraterísticas, como a afectividade, a sociabilidade e, ao mesmo tempo, asseguram um distanciamento. Juntando a isto, cuidados especiais de protecção, como a utilização das máscaras e luvas descartáveis, para manuseamento dos equipamentos, poder-se-á arriscar dizer, que a equitação é um ‘lazer seguro’ em tempos de pandemia”, explicam os responsáveis.

De notar que os participantes serão organizados em grupos de cinco a dez jovens e que as actividades de Equitação serão adaptadas ao nível de cada participante.

Precisamente, dentro da equitação são realizadas as seguintes actividades: abordar um cavalo, pôr uma cabeçada de prisão, prender um cavalo com o nó de segurança, conhecer os materiais e equipamentos de hipismo (material de limpeza, arreios e cabeçadas), saber fazer o maneio de um cavalo, aparelhar e desaparelhar, conhecer as pelagens dos cavalos, treinar o equilíbrio a passo, trote e galope, aprender noções da condução de uma cavalo, conhecer as ajudas, gincanas, passear a cavalo etc. Para os praticantes aptos, serão dadas aulas de aperfeiçoamento nas selas 2, 3 e 4.

A realização de piquenique no jardim da fábrica da pólvora e de jogos pedagógicos serão outras actividades praticadas.

Para segurança de todos, é obrigatório o uso de máscara e luvas descartáveis para mexer nos materiais.

Para mais informações ou inscrições, contacte geral@academiaesquestrecardiga.com ou info@academiaequestrecardiga.com, ou carregue AQUI.

QUER SABER MAIS SOBRE A CATEGORIA

Insira o seu e-mail e receba todas as novidades