Saltos De Obstáculos. 29 ABR 2020

Nelson Pessoa eleito para o Hall da Fama do Comité Olímpico do Brasil

O Comité Olímpico Brasileiro (COB) anunciou ontem os nomes dos atletas que vão integrar o Hall da Fama 2020, e um deles foi um dos maiores nomes do hipismo mundial, Nelson Pessoa, também conhecido por Neco.


Tempo de Leitura: 2 Min

Nelson Pessoa

O Processo de Selecção para atletas e treinadores para o Hall da Fama do COB 2020 teve início em Fevereiro e a nomeação de Nelson Pessoa foi feita pelo Presidente da Confederação Brasileira de Hipismo (CBH), Ronaldo Bittencourt Filho.

Após Nelson Pessoa ter passado pelos critérios e procedimentos de avaliação do COB, que elegeu um total de 10 personalidades do desporto, ontem (28 de Abril) o Presidente do Comité, Paulo Wanderley Teixeira, comunicou a escolha da figura hípica mundial.

"É com grande satisfação que informamos que o treinador Nelson Pessoa foi eleito como personalidade para ser homenageado no Hall da Fama do COB 2020. O Comité Olímpico do Brasil gostaria de manifestar os agradecimentos por toda a inestimável contribuição de Nelson Pessoa Filho ao serviço do desporto, que o fez merecedor desta justa indicação”, concluiu Paulo Wanderley Teixeira.

Nelson Pessoa Filho, também chamado de Neco, nasceu no Rio de Janeiro em 1935 e mudou-se para Europa em 1961, para se tornar num cavaleiro profissional. Ficou conhecido como "feiticeiro" pela sua grande capacidade e habilidade de montar os cavalos.  Comandou a equipa brasileira nas conquistas do bronze em Atlanta 1996 e Sydney 2000, e foi técnico do seu filho, Rodrigo Pessoa, na conquista do título de campeão do mundo em 1998 e da medalha de ouro nos Jogos de Atenas 2004.

O ex-cavaleiro de Saltos de Obstáculos participou em cinco Olimpíadas (1956, 1964, 1968, 1972 e 1992) e em Tóquio no ano de 1964 conquistou o 5.º lugar individual. Entre os muitos títulos da sua carreira, garantiu ainda o ouro por equipa e prata individual nos Jogos Pan-Americanos de Winnipeg em 1967.

Foi campeão europeu, quatro vezes campeão brasileiro, sete vezes campeão (recorde de vitórias) do Derby de Hamburgo, tricampeão do Derby de Hickstead e vencedor de aproximadamente 150 Grandes Prémios na Europa.

Todos os anos o COB apresenta uma lista de homenageados para o seu Hall da Fama, uma iniciativa que visa a eternizar aqueles que ajudaram a construir a história olímpica do Brasil, para inspirar a sociedade através de biografias marcantes e singulares ao serviço do desporto.

 

 

Autor:

Ana Rita Moura

anaritamoura@invesporte.pt

QUER SABER MAIS SOBRE A CATEGORIA

Insira o seu e-mail e receba todas as novidades