Dressage. 15 ABR 2020

From32GP: ensino de Dressage completo

Criado pelos portugueses João Moreira e Marta Duarte Moreira, o projecto é composto por uma equipa de cavaleiros de Dressage e compreende o ensino de cavalos desde os três anos de idade até ao Grande Prémio.


Tempo de Leitura: 4 Min

From32GP4

Chegados à Alemanha em 2013, demorou apenas dois anos para que os cavaleiros nacionais, João Moreira e Marta Duarte Moreira, fundassem a From32GP, situada perto da cidade de Münster. Apesar de naquela primeira data terem começado por trabalhar num estábulo de criação e venda, hoje encerram neste projecto aquilo que é a sua maior paixão e realização profissional: ter o prazer de construir cavalos desde o início da sua aprendizagem até ao nível de exigência desportivo mais elevado.

Pois, se formos atentos aos detalhes, facilmente percebemos a mensagem transmitida pela designação da empresa. Isto é, From32GP condensa a oferta profissional disponibilizada, que engloba o ensino de cavalos de Dressage desde os três anos de idade até ao Grande Prémio.

“Foi com base na experiência adquirida desde logo pelo João em competições alemãs e internacionais, e na sequência do que já tínhamos em Portugal, que decidimos criar From32GP em 2015 e desenvolvemos o respectivo conceito com um grupo de cavalos de investidores, criadores e clientes privados”, explica Marta Duarte Moreira.

Além do percurso destacado pela entrevistada, o casal adquiriu ainda ferramentas reforçadas que os muniu com mais forças e competências para seguir com o projecto de sonho próprio, quando em 2016 integraram a maior empresa de Dressage a nível mundial: “Em 2016, cruzámo-nos profissionalmente com o Andreas Helgstrand e ele convidou-nos para fazer parte da equipa. Após alguma hesitação, pois tínhamos a empresa a funcionar na Alemanha, acabámos por aceitar. Durante um ano o João foi um dos cavaleiros de Grande Prémio da Helgstrand Dressage e a Marta, além de cavaleira, ficou com a gestão da recém-criada Helgstrand Academy”, narram sobre esta experiência profissional intensa, única e extraordinariamente rica.

Hoje, e principalmente desde 2017, a From32GP trabalha praticamente em exclusivo com investidores ou em parcerias, sendo de destacar a ligação ao Haras do Drosa, pertencente a Roberto Pedrosa, criador de lusitanos e puro-sangue no Brasil, que lhes confia todos os seus garanhões alemães. “Foi com dois destes cavalos que estivemos presentes na apresentação de garanhões da Associação de Rheinland no passado dia 7 de Março, no Palácio de Wickrath. Trabalhamos diariamente com os objectivos de qualificar os cavalos mais novos para a final do campeonato alemão (Bundeschampionat), e ir introduzindo com calma os mais velhos nos níveis mais elevados e concursos internacionais.”.

João Moreira: um cavaleiro do mundo

Logo após a chegada à Alemanha, João Moreira, agora com 35 anos, entrou para o mundo desportivo alemão e internacional com as participações no Bundeschampionat, fez qualificações para o Burg-Pokal e competiu no Grande Prémio nacional e internacional.

As participações no Grande Prémio tiveram ainda lugar, como já referido, enquanto um dos cavaleiros da conceituada Helgstrand Dressage.

Com o projecto From32GP solidificado e a dar cartas a nível internacional, a paixão por Portugal, essa, é inegável, porém João Moreira não coloca a hipótese de regressar nos seus horizontes e justifica a sua decisão: “A nossa vida profissional está totalmente focada na Alemanha. O nosso projecto profissional está associado ao mercado alemão e internacional para podermos continuar a servir da melhor forma o interesse dos nossos investidores. Portugal, infelizmente, ainda não consegue competir com a Alemanha em termos de mercado e competitividade”.

Autor:

Marta Clemente

martaclemente@invesporte.pt

QUER SABER MAIS SOBRE A CATEGORIA

Insira o seu e-mail e receba todas as novidades