Dressage. 14 FEV 2020

Morreu égua campeã Oxalis

Oxalis da Meia Lua, a égua que lançou a carreira de Miguel Ralão Duarte na disciplina de Dressage a nível internacional, morreu com 25 anos.


Tempo de Leitura: 2 Min

Oxalis

Foi na sua estreia, no Campeonato do Mundo para Cavalos Novos de 2001 - em Verden, na Alemanha -, que Oxalis ganhou destaque nas internacional, ao classificar-se em 15.º lugar. Mas foram muitas outras as conquistas que preencheram a sua carreira, já que Oxalis foi três vezes campeã nacional, a primeira égua de raça lusitana no circuito internacional a atingir o mais alto nível, e em 2008 arrecadava pontuações de 70% em Grande Prémio.

Juntamente com o cavaleiro Miguel Ralão Duarte, Oxalis foi um dos primeiros lusitanos a tornar-se elemento titular de uma equipa nacional em vários Campeonatos, tendo competido nos Europeus de Hagen (2005) e Torino (2007) e nos Jogos Equestres Mundiais de Aachen (2006).

O ano de 2008 foi agridoce para a dupla que, apesar de ter sido seleccionada para representar Portugal nos Jogos Olímpicos de Pequim, teve de ser retirada da competição e Oxalis colocou um ponto final na sua carreira desportiva.

À imprensa, Miguel Ralão Duarte manifestou o pesar pela morte da companheira de competição: "Não há palavras suficientes que descrevam quão especial Oxalis era e sempre será. Por tudo o que ela alcançou na sua carreira e pelas memórias especiais que deixa nos nossos corações", afirmou o cavaleiro, agradecendo ainda a todos o que acreditaram no seu potencial e cuidaram dela.

Oxalis teve 12 filhos, através de transferência de embriões, entre dez éguas e dois cavalos, o último dos quais em 2018.

O cavalo de sete anos, de nome Irão, o único que seguiu a carreira desportiva da progenitora, é treinado e compete com Rita Ralão Duarte.

Oxalis da Meia Lua era uma égua Lusitana, criação da Coudelaria da Meia Lua e propriedade de José Manuel de Melo e Pedro Ferraz da Costa.

Autor:

Marta Clemente

martaclemente@invesporte.pt

QUER SABER MAIS SOBRE A CATEGORIA

Insira o seu e-mail e receba todas as novidades