Eventos. 05 FEV 2020

Debate sobre sustentabilidade na produção animal em Évora

A XII edição das Jornadas Hospital Veterinário Muralha de Évora tem data marcada para os dias 6 e 7 de Março, no Evorahotel, onde será debatida a sustentabilidade na produção animal.


Tempo de Leitura: 6 Min

jornadas

O Hospital Veterinário Muralha de Évora (HVME), em parceria com a Equimuralha e a Repromuralha, vai realizar mais uma edição das suas jornadas, que consiste no congresso com maior expressão em Portugal na área dos bovinos de carne e equinos.

O evento destina-se a médicos veterinários, produtores pecuários, proprietários e criadores de equinos, estudantes e enfermeiros veterinários, gestores agro-pecuários e equitadores. Em 2019 contaram-se cerca de 700 pessoas, que acabaram por esgotar as inscrições.

O tema principal das Jornadas de 2020 será a “Produção pecuária extensiva – sustentáveis somos nós”, mas durante os dois dias estarão em debate vários assuntos como: a biossegurança, bem-estar animal, tecnologia, resistência aos antibióticos, biodiversidade, protecção dos ecossistemas, o verdadeiro impacto ambiental da produção animal, entre outros.

No no dia 6 de Março, haverá três salas a decorrer em simultâneo: Sala de Ruminantes, Sala de Equinos e Sala de Comunicações livres.

Na sala ruminantes irá decorrer o tema principal “produção animal – sustentáveis somos nós”, onde um dos principais objectivos é demonstrar que a produção pecuária extensiva é sustentável.

“Vamos desmistificar a ideia de que a produção extensiva de ruminantes é prejudicial, comprovando com dados científicos qual o verdadeiro impacto ambiental deste tipo de produção”, referiu a organização do evento num comunicado.

Acrescentando que são esperados “oradores de renome com ligação a diversas entidades, publicas e privadas, que irão abordar o tema central das Jornadas em quatro blocos: Produtividade, Biossegurança, Tecnologia e Estratégia. Este ano foram ainda convidados cerca de uma dezena de centros de investigação e universidades para apresentarem resultados de projectos de investigação.” 

O primeiro dia irá contar com a presença do Professor Dr. Eduardo Oliveira e Sousa (Presidente da CAP), Professor Dr. João Joanaz de Mello (Presidente da GEOTA), Professora Dr.ª Cláudia Marques dos Santos Cordovil (Investigadora) e com a Dr.ª Teresa de Herédia (Nutricionista). A moderação estará a cargo do Jornalista Dr. Nicolau Santos (LUSA).

Na sala equinos o destaque será o bem-estar, que se vão dar a conhecer as vertentes comportamentais veterinárias e desportivas da teoria à prática. O oradores confirmados são o Prof. Dr. Luís Lamas da FMV-UL, o Dr. João Paulo Marques, o Dr. Alfonso Aguilar e o Prof. Dr. Luis Martins.

Na sala de comunicações livres vai realizar-se um concurso de pósteres científicos, em que os vários resumos submetidos podem ser apresentados sob a forma de póster ou comunicação livre.

Já no segundo dia de Jornadas, 7 de Março, decorrerão sessões teóricas (Seminários) e Workshops em simultâneo.

O Seminário pequenos ruminantes com o conceito “Inovar na tradição”. Esta foi uma aposta da organização, de modo a dedicar um dia das Jornadas aos pequenos ruminantes.

Os oradores serão: o Professor Dr. Juan Vicente Bermejo, da Universidade de Córdoba, uma pessoa com larga experiência em conservação e melhoramento genético e também o Prof. Dr. Telmo Nunes, que irá falar acerca da Biossegurança na área dos pequenos ruminantes.

Uma das grandes novidades este ano é o seminário animais companhia, que se destina a Médicos e Enfermeiros Veterinários, onde serão discutidas estratégias de antibioterapia.

Sendo que o tema central é a sustentabilidade incluiu-se a temática das resistências a antibióticos, estratégias de actuação, e guide-lines.

Workshops

Vão existir ainda workshops diferenciados para médicos veterinários, produtores pecuários e criadores de cavalos.

Na área dos ruminantes destaca-se o workshop pré-jornadas (a realizar-se no dia 5 de Março) “ A magia da Carne de qualidade” com a presença do italiano Dario Cecchini, gerente de uma cadeia de talhos italianos e mais conhecido pelo “ Talhante mais famoso do mundo”.

Haverá também outro sobre Boas Práticos no maneio de Vitelos, Gestão Pecuária e Biossegurança em explorações de bovinos de carne em extensivo.

Na área dos equinos irá realizar-se um workshop teórico prático para médicos veterinários sobre técnicas de reabilitação, que terá como oradores o Dr. João Paulo Marques e a Drª Luna Gutiérrez, no qual se abordarão técnicas para recuperação de lesões do aparelho locomotor. Para o público em geral, o Dr. Alfonso Aguilar e Arien Aguilar vão falar sobre diferentes embocaduras e bitless, como funcionam e como seleccionar o melhor.  

 

Contactos:

266 771 758

inscricoes@hvetmuralha.pt 

Mais informações 

Inscrições aqui

Autor:

Ana Rita Moura

anaritamoura@invesporte.pt

QUER SABER MAIS SOBRE A CATEGORIA

Insira o seu e-mail e receba todas as novidades