Saltos De Obstáculos. 03 FEV 2020

António Matos Almeida ao melhor nível no Vilamoura Atlantic Tour

António Matos Almeida subiu ao pódio em primeiro lugar não só de uma prova, mas de quatro, no Vilamoura Atlantic Tour, que decorreu durante toda a semana passada, no Vilamoura Equestrian Centre. Embora a vitória do Grande Prémio tenha pertencido ao francês Titouan Schumacher.


Tempo de Leitura: 3 Min

antónio matos de almeida

Após ter sofrido uma lesão na perna e ser obrigado a fazer uma pausa nas competições, António Matos Almeida provou esta semana que está de regresso às pistas e melhor que nunca.

Tudo começou na Quinta-Feira, na prova de 1,35m, com 72 conjuntos a irem á pista. António Matos Almeida, com Talisma, garantiu então o primeiro lugar com um percurso limpo em 63s62’’.

Seguiu-se em segundo o britânico Adrian Whiteway, na montada de Anytime II, sem faltas num tempo de 63s92’’ e Francisco Fleming De Oliveira, na sela de Belina de La Folie completou o pódio com um percurso limpo em 67s29’’. Também atrás do pódio, em quarto lugar, classificou-se Duarte Seabra com Vegas du Chai (68s37’’).

Na Sexta-Feira, na prova de 1,40m, António Matos Almeida também impressionou, classificando-se no topo da tabela com Irene van de Kwachthoeve (62s75’’). Dos 43 participantes, terminou em segundo o britânico Adrian Whiteway com Anytime II (64s03’’) e em terceiro o luso Martim Portela De Morais com Inco van den Bisschop (66s30’’).

No Sábado, realizou-se também o Pequeno Grande Prémio, que contou com 48 binómios no total, apesar de só nove disputarem o desempate. O primeiro lugar voltou a pertencer a António Matos de Almeida, mas desta vez na sela de Virtuose du Very. A dupla terminou num tempo de 41s00’’. 

Na segunda posição terminou o francês Jerome Hurel com Capuccino de Nantuel (42s69’’) e Duarte Seabra com Mhs Fernhill (44s99’’) subiu ao pódio em terceiro lugar.

António Matos Almeida continuou a somar vitórias até ao último dia e no Domingo conquistou a prova de 1,40m. O luso montou Irene van de Kwachthoeve e foi o mais rápido dos 42 conjuntos, terminado o percurso em 56s10’’.

Os restantes lugares do pódio foram assumidas pelos britânicos Adrian Whiteway, com Anytime II (62s61’’), em segundo, e Laura Renwick, com Anvil's Every Little Helps (65s13’’) em terceiro lugar.

Os cavaleiros nacionais destacaram-se ainda noutras provas como foi o caso de Ricardo Gil Santos, na sela de Zucchero, na prova de 1,35m (Sexta-Feira); Guilherme Lucas Rosado com Quabil, na prova de 1,35m (Sábado).

Na prova de 1,30m (Sábado) Portugal assumiu o pódio. Em primeiro ficou Francisco Fleming De Oliveira/Boreal de Brion, em segundo terminou a dupla Filipe Malta Da Costa/Candy Baerenrain e em terceiro Guilherme Canas Da Silva/Empire.

Pódio francês na prova-rainha

O cavaleiro francês Titouan Schumacher venceu o primeiro Grande Prémio do Vilamoura Atlantic Tour.

A primeira semana de competição do Vilamoura Atlantic Tour terminou com a disputa da prova-rainha onde participaram 31 conjuntos, sendo que apenas dois se apuraram para o jump-off.

Titouan Schumacher, na sela de Atome Z, foi o mais rápido (40s88’’) sem faltas e conquistou o primeiro lugar. Já o seu conterrâneo Mathieu Billot, que montou Quel Filou 13, acabou por se classificar em segundo com um percurso limpo em 41s17’’.

Em terceiro, apesar de não ter passado a desempate, ficou o britânico Guy Williams com Rouge de Ravel, que terminou a primeira mão com quatro faltas e um tempo de 74s67’’.

Nesta prova também participaram vários conjuntos lusos, sendo que os que assumiram os lugares mais altos foram, Adir Dias De Abreu com California 19 (7.º) e António Matos Almeida com G&C Urika du Plessis (8.º).

A segunda semana do Vilamoura Atlantic Tour começou hoje (3 Fevereiro), mas as provas só se realizam amanhã, começando pelas de Cavalos Novos. Já o segundo Grande Prémio tem data marcada para o próximo Domingo (9 Fevereiro).

 

Resultados completos aqui

Foto: One Shot

Vídeos: Facebook Vilamoura Equestrian Centre

Autor:

Ana Rita Moura

anaritamoura@invesporte.pt

QUER SABER MAIS SOBRE A CATEGORIA

Insira o seu e-mail e receba todas as novidades