Criação. 27 JAN 2020

Lux em destaque na Golegã

O Lusitano de cinco anos conseguiu a nota mais alta na aprovação de garanhões que decorreu no sábado, na Golegã.


Tempo de Leitura: 2 Min

Lux

Entre os 37 animais apresentados na primeira concentração do ano para Admissão de Garanhões ao Livro de Reprodutores da Raça Lusitana, Lux (Escorial x Soberana por Soberano e Rixa por Xaquiro), criação de Maria de Jesus Duarte Rico e propriedade de José Guerreiro Santos/António Correia de Mendonça foi o que conseguiu a melhor pontuação, de 77,25 pts.

José Guerreiro Santos escreveu, na sua página de Facebook, que Lux demonstrou "a todos a sua enorme qualidade e potencial, aliados a uma finura e beleza pouco comuns na raça. Queríamos em primeiro lugar felicitar o criador deste fantástico cavalo, o nosso amigo António Duarte Rico. Depois felicitar o nosso cavaleiro Vítor Fraústo. Com a sua enorme dedicação e humildade tem, passo a passo, demonstrado óptimos resultados e uma grande vontade de aprender cada vez mais. É um gosto e um privilégio poder contar com uma pessoa como o Vítor a meu lado na Coudelaria. Em seguida aos treinadores que nos têm acompanhado. Ao Bento Castelhano e ao Daniel Pinto um grande abraço pelo grande trabalho e pela amizade demonstrada. E por fim ao meu sócio neste garanhão, o António Correia de Mendonça. É um privilégio poder contar com ele nesta caminhada. O LUX-DR já obteve dois títulos de campeão macho da raça lusitana, pelo que iremos pedir em 2021 o título de Reprodutor Recomendado **. Foi também o cavalo com mais alta pontuação no projeto da APSL para cavalos Lusitanos na Dressage".

Foram 29 os animais aprovados, sendo que 11 deles conseguiram pontuação acima dos 70 pontos.

Além de Lux passaram dessa marca: Lord Plus, criação e propriedade da Dressage Plus (74,5pts); Músico da Ferraria e Maestro d'Ferraria, ambos ferro Luís Meneses e propriedade da Ferraria Horses (73,25 pts e 72,5pts, respectivamente); Ioane D'alem, criação e propriedade de Luís Delfim Pinto de Almeida (72,75pts); Imperador das Arcas, ferro e propriedade de Sarl Domaine de La Brousse (72,25pts); Herói, criação da Sociedade das Silveiras e propriedade de Manuel Calheiros Braga (72pts); Leste d'Atela, criação de Francisco Bessa de Carvalho e propriedade de Lusitanos d'Atela (72pts); Lavrador, ferro e propriedade de Pedro Ferraz da Costa (70,5pts); Hihato, ferro e propriedade do Estado Português-Coudelaria de Alter (70,25pts); Lidador, ferro e propriedade da Sociedade das Silveiras (70pts).

Foto: José Filipe Guerreiro Santos / Lusitanos Monte da Tramagueira

 

Resultados completos AQUI.

Autor:

Carla Laureano

carlalaureano@invesporte.pt

QUER SABER MAIS SOBRE A CATEGORIA

Insira o seu e-mail e receba todas as novidades