Criação. 28 NOV 2019

APSL homenageia criadores e cavaleiros

A Associação Portuguesa de Criadores do Cavalo Puro Sangue Lusitano reuniu ontem, no antigo Museu dos Coches, em Lisboa, criadores e cavaleiros para homenagear todos os que completaram 25 anos de Sócio, bem como os conjuntos que, na disciplina de Dressage, participaram nos Jogos Olímpicos.


Tempo de Leitura: 2 Min

Homenagem APSL

O evento começou com o anúncio da criação do Troféu Conde de Fontalva / Turf / APSL para o melhor Cavalo Lusitano de Dressage. A este prémio concorrem todos os animais devidamente inscritos no Livro de Nascimentos do Stud Book da Raça Lusitana e será atribuído ao Lusitano que esteja mais bem classificado no ranking da Dressage FEI, no dia 31 de Dezembro do ano a que se refere o prémio, independentemente da nacionalidade do criador e cavaleiro. O prémio será entregue durante o Festival Internacional do Cavalo Lusitano a realizar no ano seguinte ao que se refere o prémio. Será entregue ao criador do exemplar premiado e consiste numa estatueta feita pelo escultor Luís Valadares, réplica de uma que passará a existir na sede do Turf Club. Ontem foi revelada a estatueta que, no entanto, ainda não finalizada.

De seguida a APSL entregou o emblema de prata APSL aos criadores que, entre 2017 e 2019, completaram 25 anos de Sócio. No total foram 25 os homenageados, embora nem todos tenham marcado presença.  

A APSL entregou também emblemas e diplomas aos conjuntos que competiram em Jogos Olímpicos (JO) com cavalos Lusitanos e homenageou também os elementos da equipa que garantiu, este ano, o apuramento de Portugal para os JO de Tóquio de 2020 com quatro Lusitanos.

Manuel Paim, presidente da APSL, contou à EQUITAÇÃO "que entendeu a direcção da APSL, por ideia de Pedro Ferraz da Costa, prestar-se uma homenagem à disciplina da Dressage, uma vez que esta é uma modalidade do momento e o Lusitano e a Dressage, a nível internacional, têm dado passos largos em conjunto. Decidimos então fazer este evento, centrado na Dressage e aproveitar para apresentar o prémio da Dressage, lançado pelo Turf, e entregar o emblema de prata aos Sócios". Manuel Paim explicou ainda que "é importante reunir os criadores para debater ideias e evoluir na a Raça".

Veja a galeria fotográfica AQUI.

Autor:

Carla Laureano

carlalaureano@invesporte.pt

QUER SABER MAIS SOBRE A CATEGORIA

Insira o seu e-mail e receba todas as novidades