Saltos De Obstáculos. 12 NOV 2019

Frank Schuttert vence em casa

Frank Schuttert, na sela de Queensland E, venceu a prova rainha do JIM (Jumping Indoor Maastricht), que se realizou na Holanda. Conjuntos portugueses também marcaram presença na competição.


Tempo de Leitura: 4 Min

Frank Schuttert e Queensland E (1)

A competição de Saltos de Obstáculos, de CSI4* e CSI1*, decorreu no MECC (Maastricht Exhibition & Conference Centre) e terminou no domingo com o Grande Prémio a ser disputado, entre os 36 conjuntos presentes, classificando-se apenas 10 para o jump-off.

Na última prova do JIM a Holanda apoderou-se completamente do pódio. Além do holandês Frank Schuttert, na sela de Queensland E, ter vencido o Grande Prémio com um percurso limpo num tempo de 35s31’’, os seus conterrâneos, Leopold van Asten, com VDL Groep Miss Untouchable, e Maikel van der Vleuten, com Beauville Z, assumiram os lugares seguintes.

Leopold van Asten classificou-se em segundo lugar, sem faltas e com um tempo de 35s48’’. Igualmente sem falhas, mas com apenas 00s03’’ de diferença (35s51’’) terminou em terceiro Maikel van der Vleuten.

 

Maikel van der Vleuten e Beauville Z

Maikel van der Vleuten e Beauville Z

Quem não faltou a este Grande Prémio foi a portuguesa Luciana Diniz, que competiu com Chacco Blue II. O conjunto nacional terminou a prova com quatro pontos e 67s93’’. Apesar de não ter atingido o resultado suficiente, para ir a desempate, quedou-se pela 17.ª posição.

No sábado, o MECC também foi palco da segunda etapa da Taça do Mundo de Atrelagem. Foram seis os condutores que competiram entre si, na pista desenhada pelo course designer holandês, Jeroen Houterman.

A vitória acabou por pertencer ao Campeão Mundial, o australiano Boyd Exell. Seguindo-se em segundo o holandês Ijsbrand Chardon e em terceiro, também holandês, ficou Bram Chardon. A terceira etapa tem já data marcada para os dias 13 e 17 de Novembro, em Stuttgart, na Alemanha.

 

Boyd Exell - ph DigiShots

Boyd Exell

Voltando aos Saltos, no primeiro dia (8 Novembro) decorreram várias provas, como a de 1,45m, onde 40 conjuntos foram à pista. A prova contou com as presenças nacionais de Luciana Diniz, na sela de Lennox, que conseguiu o 10.º lugar e Adir Abreu Junior, com Freedom Polana, ficou em 38.º. Mas a vitória coube ao belga Thibault Philippaerts, que competiu com Juvente van de Kakebeek.

Já Henk van de Pol, com Looyman Z, teve direito a vitória dupla. O cavaleiro holandês venceu ambas as provas de 1,50m (sexta-feira e sábado), que contaram com 43 participantes, no caso da primeira e 44, na segunda. Os portugueses também marcaram presença nestas, apesar de não terem disputado nenhum dos desempates.

Henk van de Pol e Looyman Z

Henk van de Pol e Looyman Z

 

No primeiro dia Luciana Diniz, com Chacco Blue II, ficou em 18.º e no segundo, com Lennox, terminou em 31.º posição. Já Adir Abreu Junior, com Dez' Ooktoff acabou em 39.º. Depois na sela de Freedom Polana conseguiu o 17.º lugar.

 

Resultados completos aqui

Fotos: DigiShots

Autor:

Ana Rita Moura

anaritamoura@invesporte.pt

QUER SABER MAIS SOBRE A CATEGORIA

Insira o seu e-mail e receba todas as novidades