Criação. 08 NOV 2019

Criação em destaque na Golegã

Pelo Largo do Arneiro desfilaram ontem 34 animais, apresentados no LX Concurso Nacional de Apresentação do Cavalo de Sela FNC e XXI Concurso Nacional de Apresentação do Cavalo de Sela da Feira Internacional do Cavalo Lusitano.


Tempo de Leitura: 4 Min

Moêt das Lezírias

Num dia onde o sol e a chuva foram aparecendo de forma intercalada, o Largo do Arneiro encheu-se de público para assistir a mais um Concurso de Modelo e Andamentos da Feira Nacional do Cavalo.

Começando pelos Lusitanos, onde foram distribuídas no total dez medalhas, nos 3 anos o vencedor, com ouro, foi Moêt das Lezírias, ferro e propriedade da Companhia das Lezírias. Em 2.º ficou Marialva da Brôa, criação e propriedade de Manuel Tavares Veiga, enquanto Manolete, ferro e propriedade de José Francisco Figueira Lampreia, ficou em 3.º, ambos com medalha de prata.

Luar da Caniceira

Foto: Aurélio Grilo

 

Nos Lusitanos de 4 anos a vitória, com ouro, foi conquistada por Luar da Caniceira, criação e propriedade da Herdade da Caniceira. Também com medalha de ouro, ficou em 2.º Libré da Brôa, ferro e propriedade de Manuel Tavares Veiga. O 3.º lugar, com medalha de prata, foi atribuído a Levante da Brôa, também da criação de Manuel Tavares Veiga, mas propriedade de Rui Fortunato da Silva.

Husseim VO

Nos Lusitanos de 5 anos ou mais, onde foram atribuídas três medalhas de ouro, sagrou-se vencedor Husseim V.O., ferro e propriedade de José Victor Oliva Junior. Embaixador da Brôa, de criação e propriedade de Manuel Tavares Veiga, foi 2.º, seguido de Gitano, ferro Arsénio Raposo Cordeiro e propriedade de Tiago Galrão.

O título de Campeão de Campeões da Raça Lusitana, que será então disputado por Moêt das Lezírias, Luar da Caniceira e Husseim V.O., será atribuído amanhã, sábado, às 15h, no Largo do Arneiro.

Já em Raças Selectas apresentaram-se apenas três animais Cruzado Português, aos quais foram atribuídas medalhas de prata: Marialva-do-Zé (3 anos) e Luxor-do Zé  (4 anos), ambos ferro e propriedade de José António Alves Inácio; e Fiapo (5 anos ou mais), criação da Sociedade Agrícola Fonte do Pinheiro e propriedade de José Carlos Gomes Feitor.

Homenagem Bastinhas

Concluído o Concurso de Modelo e Andamentos, o Largo do Arneiro preparou-se para as homenagens. Ao final de tarde foi prestada homenagem ao cavaleiro tauromáquico Joaquim Bastinhas, que faleceu em Dezembro de 2018. No picadeiro central alinharam-se uma centena de cavaleiros, entre eles Ana Batista, Gilberto Filipe e Joaquim Brito Paes, aos quais se juntaram os filhos Marcos e Ivan Tenório e muitos amigos.

Já durante a noite a Feira Nacional do Cavalo relembrou Filipe Figueiredo (Graciosa), que faleceu em Fevereiro deste ano. Cerca de 40 cavaleiros reuniram-se no Largo do Arneiro, acompanhando a esposa Isabel Palha e os três filhos neste tributo, que terminou com a oferta de uma lembrança pelas mãos de José Veiga Maltez.

A noite terminou com o espectáculo do Centro Equestre da Lezíria Grande.

Fotos: Nuno Matos/FNC

 

Resultados Concurso de Modelo e Andamentos AQUI.

 

Homenagem Graciosa

 

Autor:

Carla Laureano

carlalaureano@invesporte.pt

QUER SABER MAIS SOBRE A CATEGORIA

Insira o seu e-mail e receba todas as novidades