Saltos. 04 NOV 2019

Seniores lusos têm novo treinador nacional

Após dois anos à frente dos destinos da equipa nacional sénior de Saltos de Obstáculos, Antonis Petris viu terminadas as suas funções que cabem agora ao novo treinador, o francês Gilles Bertran de Balanda.


Tempo de Leitura: 2 Min

Gilles Bertran de Balanda

Decorria o ano de 2017 quando o grego Antonis Petris foi convidado para «orientar» a equipa sénior nacional de Saltos de Obstáculos e, dois anos volvidos, o seu «trabalho» chegou ao fim. Ao que a EQUITAÇÃO apurou, a mudança de treinador nacional surge na sequência da transição do ciclo olímpico de Tóquio (2020) para o de Paris (2024). A escolha da Federação Equestre Portuguesa num novo treinador recaiu sobre o francês Gilles Bertran de Balanda, duas vezes campeão do mundo por equipas (1982 e 2002), quatro vezes campeão de França e antigo seleccionador da equipa francesa.

Todavia, recordamos que enquanto treinador nacional, Antonis Petris levou a equipa portuguesa à vitória nos Jogos Equestres do Mediterrâneo em 2018 e na prova da Taça das Nações do CSIO de Lisboa deste ano. No CSIO5* de Atenas a equipa nacional terminou em 2.º lugar e garantiu o apuramento para a final da Taça das Nações, que se disputou no início de Outubro, em Barcelona. Nesta última prova, por várias circunstâncias, a equipa optou por se retirar.

A EQUITAÇÃO falou com Antonis Petris depois do Campeonato da Europa, onde Portugal terminou em 11.º, com o grego a explicar que "havia um plano delineado para este ano, mas desde o CSIO de Lisboa, concurso que foi um sucesso, andamos sempre a trocar de cavalos. Isso dificulta muito o trabalho".

Com o grego de saída, entra o francês Gilles Bertran de Balanda, que irá começar a treinar os cavaleiros portugueses no início do próximo ano, altura em que será apresentado o programa para o ciclo olímpico de Paris (2024).

Foto: PSV/J. Morel

 

Notícias relacionadas:

- Antonis Petris, treinador nacional de Obstáculos, em entrevista

Autor:

Carla Laureano

carlalaureano@invesporte.pt

QUER SABER MAIS SOBRE A CATEGORIA

Insira o seu e-mail e receba todas as novidades