Eventos. 24 OUT 2019

Gala Lusitana

A Escola Portuguesa de Arte Equestre, que celebra este ano o 40.º aniversário, realiza amanhã, 25 de Outubro, uma gala que será interpretada exclusivamente ao som de música de compositores portugueses dos séc. XVIII até ao séc. XX.


Tempo de Leitura: 2 Min

EPAE

As Artes, Equestre e Musical, alcançaram no século XVIII um inigualável apogeu. A ideia de uma gala preenchida exclusivamente com música portuguesa surgiu por, desde a sua fundação, a Escola Portuguesa de Arte Equestre (EPAE) ter-se feito acompanhar ao som de música, sobretudo da melhor música portuguesa.

Nesta gala, que se realiza amanhã, no Picadeiro Henrique Calado (Calçada da Ajuda), às 21h30, os vários números serão executados ao som de obras de Carlos Seixas, Francisco António de Almeida, João de Sousa Carvalho, Marcos Portugal, Luís de Freitas Branco, José Viana da Mota, João Domingos Bomtempo e, para a exibição do solo, um momento especial com uma interpretação de Amália Rodrigues.

O programa tem início com um número de Cavalo em Liberdade, seguindo depois para o Pas de Trois, Rédeas Longas e Picaria Real. Depois do intervalo a gala prossegue com o Jogo da Rosa, Jogos da Corte, o Solo, terminando com o Carrossel.

No ano em que comemora o 40.º aniversário, a EPAE celebra esta data com uma Gala Comemorativa, marcada para 17 de Novembro, às 18h, no Campo Pequeno. Este gala acontará com a participação da Real Escuela Del Arte Equestre, de Jerez (Espanha), do Cadre Noir, de Saumur (França) e da EPAE.

Além das galas, pode assistir ainda às Manhãs de Arte Equestre, que se realizam de terça a sábado, das 10h às 13h. Trajados à época, os cavaleiros fazem os exercícios de aquecimento e desenvoltura no Páteo da Nora (Calçada da Ajuda) e, a partir das 11h30, pode assistir no Picadeiro Henrique Calado, envolvido pelos acordes musicais, à preparação dos exercícios e coreografias da Arte Equestre Poruguesa.

Consulte o programa da Gala Lusitana AQUI.

Autor:

Carla Laureano

carlalaureano@invesporte.pt

QUER SABER MAIS SOBRE A CATEGORIA

Insira o seu e-mail e receba todas as novidades