Actualidade. 10 SET 2019

Inclusão da acupunctura como acto médico veterinário

A Associação Portuguesa de Acupunctura Médico-veterinária (APAMV) congratulou a Ordem dos Médicos Veterinários (OMV) pela inclusão da acupunctura animal como acto próprio do médico veterinário.


Tempo de Leitura: 2 Min

Acunpunctura

O parecer positivo do Conselho Directivo da OMV foi transmitido na semana passada à classe médica veterinária através da newsletter da Ordem. "Este parecer, tornado agora público à classe, é uma resposta ao pedido de reconhecimento da acupunctura como técnica terapêutica a incluir no ato próprio do médico veterinário, dirigido pela APAMV à OMV em Setembro de 2018", lê-se no comunicado divulgado ontem pela direcção da APAMV.

Na sequência desse pedido o Conselho Directivo da OMV constituiu um grupo de trabalho, onde levou em consideração pareceres de diferentes entidades, incluindo estabelecimentos de ensino de Mestrado Integrado em Medicina Veterinária em Portugal e o Conselho Profissional e Deontológico (CPD). No comunicado da associação é referido que esta contribuiu para este grupo de trabalho através da "elaboração de um dossier no qual foram apresentados os factos e argumentos devidamente fundamentados que comprovam, de forma clara e inequívoca, não só a evidência científica da Acupunctura como a importância da sua inclusão no Acto Médico Veterinário, em defesa da saúde e bem-estar animal".

Com esta decisão, a OMV contraria a posição do CPD, uma vez que em Abril de 2018 este tornou pública a sua posição contra as "terapêuticas não-convencionais", onde se incluía a acupunctura.

A direcção da APAMV salientou ainda que é "defensora da prática da acupunctura na medicina veterinária de forma integrada e complementar à rotina clínica diária, a par com outras modalidades e terapêuticas, e nunca em alternativa à medicina convencional. Consideramos por isso que o reconhecimento desta técnica como Acto Próprio do Médico Veterinário é um contributo importante para a prática de uma Medicina Veterinária de excelência em Portugal, em prol da defesa da saúde e do bem-estar animal, pelo que nos orgulhamos do contributo da APAMV, determinante para este reconhecimento e felicitamos a classe por esta conquista".

Autor:

Carla Laureano

carlalaureano@invesporte.pt

QUER SABER MAIS SOBRE A CATEGORIA

Insira o seu e-mail e receba todas as novidades