Revista. 30 JUL 2019

Revista Equitação: a sua companhia neste Verão!

Confira os temas em destaque nesta edição, leia o editorial e saiba como adquirir o seu exemplar.


Tempo de Leitura: 8 Min

jurdanea_foto_Aurelio_Grilo02

Jurdânea, Campeã de Campeões do Festival Internacional do Cavalo Lusitano (FICL), que decorreu em Cascais, faz capa desta edição, acompanhada por Pandora das Faias, poldra de um ano, que também recebeu medalha naquele que é o evento mais importante da raça em Portugal.

A égua é criação e propriedade de Luís Bastos, criador com quem estivemos à conversa.

Esta foi uma edição do FICL em que Escorial também se destacou, com diversos filhos medalhados. Aliás, tanto a Campeã Fêmea como o Campeão Macho são seus filhos.

Outro dos temas de relevo da edição n.º 138 da Revista Equitação é a Feira do Cavalo de Ponte de Lima e o Campeonato da Europa de Juniores e Jovens Cavaleiros de Equitação de Trabalho, onde Portugal ganhou individualmente e por equipas. Diogo Oliveira é duplamente Campeão e deu uma entrevista exclusiva que pode ler nas nossas páginas.

E por falar em entrevistas, não vai poder perder as da fotógrafa equestre internacional Paula da Silva e o “outro lado” de Carlos Lopes, selecionador nacional de Dressage, que nos abriu as portas de sua casa para conhecermos melhor a sua família.

Tudo isto e muito mais na edição de Julho/Agosto que pode adquirir AQUI ou nas bancas*

Confira o Editorial e Índice e não deixe esgotar!

Foto em cima: Aurélio Grilo; Foto de capa: ABRfotografia

 

 

Editorial 138, por Ana Filipe

QUANDO O COMBOIO PASSA...

Estamos a cerca de um ano de Portugal voltar a ser o país anfitrião do Campeonato da Europa da Juventude de Saltos de Obstáculos (Children, Junior e Young Riders) em Vilamoura e passaram-se oito desde a última vez que a competição esteve no nosso país. Na Comporta, foram medalhados nomes como Nicola Philippaerts (BEL) ou Martin Fuchs (SUI), cavaleiros cujo regresso a Portugal tem, regra geral, um gosto especial. Veja-se o gémeo [de Olivier], filho de Ludo, vencedor em 2018 da etapa do Estoril do Global Champions Tour, ou o filho de Thomas, que este ano não só ganhou a mesma prova, como ainda fez equipa com Ben Maher (GBR) na conquista do Global Champions League (ver página 10).

A esta altura, alguns poderão estar a pensar que estes cavaleiros só conseguiram chegar e singrar no top mundial devido aos antecedentes familiares e estrutura equestre montada em seu redor. Vale a pena então recordar o caso de Rodrigo Giesteira Almeida, um dos cinco Jovens Cavaleiros portugueses que esteve no Europeu da Comporta. Sem um pai olímpico, sem um pai comerciante de cavalos, apenas com o seu trabalho, dedicação e afinco, chega a 2019 Campeão de Portugal em título e encerra o CSIO de Lisboa com vitórias na Taça das Nações e Grande Prémio.

São comuns frases como “os jovens de hoje são o futuro de amanhã” ou que “o futuro começa agora”. Mas há que ter cuidado com a noção do “agora”, pois para muitos o comboio pode já ter passado. O futuro de um jovem que almeja vir a ser um cavaleiro de renome começa na preparação diária, no querer e no trabalhar para isso. E quando digo trabalhar, refiro-me ao trabalho dos cavalos, mas também da mente dos cavaleiros que, desde tenra idade, devem estar preparados para as adversidades que lhes possam surgir. Veja-se outro exemplo “saído” do Europeu da Comporta: a holandesa Lisa Nooren (Campeã Children), que já nessa altura, com 14 anos, era seguida por um psicólogo desportivo. A vida é feita de escolhas, de opções, de perdas… E os jovens atletas devem estar despertos para essa realidade e não “atirar a toalha ao chão” a cada prova que corre mal, cada erro de percurso, eliminação, queda, lesão ou venda “do cavalo favorito”.

Para chegar ao topo são precisos sacrifícios e lembro-me de uma conversa com Kevin Staut (FRA), na altura Campeão da Europa, que me dizia que enquanto os amigos iam sair à noite, ele ia dormir, saindo de casa de manhã para trabalhar os cavalos ou “concursar” à mesma hora que os outros ainda estavam a chegar das festas.

Estas questões aplicam-se aos Saltos de Obstáculos, mas igualmente à Dressage, Raides, CCE… E não deixa de ser interessante, por exemplo, palavras como as do jovem Anthony Lupi Hart após o recente Europeu em Maarsbergen (Holanda) onde, embora tenha conseguido terminar a dura competição, de imediato fez uma auto-avaliação da sua prestação e usou os resultados – na sua opinião insatisfatórios – para se motivar já para o próximo Campeonato da Europa (ver página 6).

É dessa garra, motivação e olhar a longo prazo que a juventude nacional precisa, pois é desse material que os Campeões são feitos. Por algum motivo se costuma dizer que só se é um verdadeiro cavaleiro, após se cair sete vezes. E, acreditem, a vida atira-nos ao chão muito mais do que sete vezes. Mas quem sabe o que quer, vai sempre voltar à sela.

Com um Verão repleto de eventos hípicos, resta-me desejar boas prestações a todos os que vão representar as cores nacionais.

 

Confira o índice:

01 Editorial

02 Sumário

04 Breves

06 Juventude: Campeonato da Europa de Saltos de Obstáculos e CCE

08 Criação: Os Cavalos de José Cid 

10 Saltos de Obstáculos: Global Champions Tour

12 Tema de Capa: Festival Internacional do Cavalo Lusitano 

22 Reportagem: Feira do Cavalo de Ponte de Lima 

26 EQ. de Trabalho: Campeonato da Europa de Juniores e Jovens Cavaleiros 

30 Arte & Ofícios: entrevista com a fotógrafa Paula da Silva 

34 Formação: Escola Superior Agrária de Coimbra (ESAC) 

36 Dressage: Familia Lucas Lopes 

40 Dicas do Juiz: Por Frederico Pinteus

42 Na Opinião de... Por Daniel Pinto

44 Comentario: Por José Miguel Cabedo

48 Notas Soltas: Por Henrique Salles da Fonseca

49 Olhares: Por Alice Simões

50 Tauromaquia: Por Domingos Da Costa Xavier

52 Crónica: Por João Pedro Gorjão Clara

54 História da Atrelagem: Por Alexandre Matos e JP Magalhães Silva

58 Raides: Por Mónica Mira 

62 Crónica: Por Rita Gorjão Clara

64 Veterinária: Por João Paulo Marques e Joana Alpoim Moreira

66 Equitação Natural: Por Sandra Dias da Cunha

70 Lifestyle

72 Agenda

CAPA_EQ138

COMPRE O SEU EXEMPLAR AQUI

* NOTA: devido ao período de férias, não serão feitos envios pelo correio entre 5 e 26 de Agosto

Autor:

Ana Filipe

anafilipe@invesporte.pt

QUER SABER MAIS SOBRE A CATEGORIA

Insira o seu e-mail e receba todas as novidades