Saltos. 25 JUN 2019

Michael Pender estreia-se a ganhar no Derby de Al Shira'aa

O irlandês Michael Pender, de 19 anos, venceu o Al Shira'aa Derby, em Hickstead  (GBR) no ano da estreia.


Tempo de Leitura: 2 Min

Michael Pender e Hearton Du Bois Halleux - Hickstead  2019

Foi sem dúvida uma edição memorável do Derby de Al Shira'aa, com três cavaleiros a saltarem sem faltas a prova de 1.60m: algo que não acontecia desde 1993.

O favorito antes da prova, Shane Breen (IRL), realizou o primeiro limpo, mas com a sua jovem montada Golden Hawk e não o cavalo Can Ya Makan, com o qual foi terceiro no ano passado.

Michael Pender, cavaleiro que há três anos trabalha em casa de Miguel Bravo e Marion Hughes, assegurou o desempate ao também limpar com Hearton Du Bois Halleux, seguindo-se Harriet Nuttall (GBR), que elevou para três os conjuntos no jump-off, com A Touch Imperious.

Na barrage, Michael Pender repetiu o zero (ASSISTA AO VÍDEO AQUI), ao contrário dos adversários e, com isso, assegurou um prémio no valor de £34,650 e oTroféu Al Shira’aa.

Michael Pender

"Foi um resultado inédito e histórico" disse à EQUITAÇÃO Miguel Bravo, sobre o aluno Michael Pender. "Só Michael Whitaker tinha ganho na primeira tentativa, mas o Michael Pender é ainda mais novo!" Foi um dia excepcional! Fazer dois zeros só mostra como o trabalho dele estava bem feito em casa. É um génio a montar a cavalo".

Recorde-se que antes de Michael Pender, os mais novos a vencer o Derby de Hickstead  tinham sido Marion Mould (1967) e Michael Whitaker (1980), ambos com 20 anos.

Quanto a Hearton Du Bois Halleux, trata-se de um garanhão BWP filho de Nonstop e Demoiselle du Ri d'Asse. "É um cavalo que usamos para as provas de potência e que venceu as últimas três em que entrou: Harthill - Bolesworth, Liverpool e Dubin", recorda Bravo.

Michael Pender escreveu o nome na história do Derby de Hickstead  (CSI4*) mas não teve muito tempo para comemorar, uma vez que já se encontra na Suiça, na Young Riders Academy em preparação para o Campeonato da Europa de Jovens Cavaleiros (9 a 14 de Julho na Holanda), onde irá representar a Irlanda com o cavalo de criação de Miguel e Marion HHS Burnchurch.

Nota para o facto de também a filha do casal, Marta, se encontrar seleccionada para o Children on Horses, com uma montada da criação dos pais, HHS California.

Autor:

Ana Filipe

anafilipe@invesporte.pt

QUER SABER MAIS SOBRE A CATEGORIA

Insira o seu e-mail e receba todas as novidades