Feiras. 27 MAI 2019

ECUEXTRE promete edição memorável

A Feira do Cavalo e do Touro, arranca em Badajoz no final da semana, com forte presença portuguesa.


Tempo de Leitura: 5 Min

Rueda contenidos EcuExtre2019

De 30 de Maio a 2 de Junho a IFEBA volta transformar-se num centro de negócios do sector equestre com mais de 150 expositores e coudelarias presentes e a ocupação total do recinto: 10.000m2  de área coberta e 20.000m2 ao ar livre.

Entre os destaques destes quatro dias estão seis concursos hípicos, uma exposição sobre José María Manzanares e, claro, a presença portuguesa que, em 2019, terá um pavilhão destinado ao Munícipio da Golegã, com quem a ECUEXTRE celebrou recentemente uma parceria.

Para o José Veiga Maltez, presidente da Feira Nacional do Cavalo (FNC), em declarações à EQUITAÇÃO, "a presença da Golegã e de Portugal eleva imenso a Feira".

Fruto desta colaboração com a Feira do Cavalo da Golegã, estarão presentes cavaleiros, amazonas e campinos portugueses. Isabel Palla de Figueiredo, estará como Embaixadora da Golegã, ela que também preside à Associação Amazonas de Portugal e dirige a Coudelaria Marquês da Graciosa, dedicada ao cavalo Puro Sangue Lusitano.

Pela primeira, a Feira vai receber Equitação de Trabalho com provas pontuáveis internacionalmente e a presença da equipa nacional Junior. Recorde-se que este ano Portugal vai receber em Ponte de Lima o Campeonato da Europa desta modalidade e escalão, durante a Feira do Cavalo.

Igualmente presentes, em representação de Portugal, vão estar as Câmaras Municipais de Alter do Chão e Reguengos de Monsaraz.

A 31 de Maio, pelas 13h, será também apresentado projecto de Turismo Equestre “Rota Equestre Transfronteiriça de Invasões Napoleónicas”.

Ainda no que aos cavalos diz respeito, nota para o quarto Concurso Morfológico da Associação Nacional dos Criadores de Cavalos de Pura Raça Espanhola é acreditado com três estrelas, sendo a ECUEXTRE um dos 18 locais no mundo com esta categoria.

O certame conta também com o II Campeonato de Doma Vaquera, como preâmbulo do Campeonato do Mundo, que acontecerá no próximo ano, nestas mesmas instalações.

Em Dressage, a ECUEXTRE inclui o único Campeonato organizado na Extremadura para menores e cavalos jovens. Em Slatos, este ano haverá testes específicos para pôneis, além dos provas absolutos indoor.

O VIII Troféu Campeãozíssimos elegerá o melhor exemplar de acordo com uma morfologia e funcionalidade, para além das características específicas de cada raça. Haverá também exposições de ganadarias, garanhões, equinoterapia e equitação adaptada, entre outros.

No total, as actividades equinas vão envolver a presença no recinto de mais de 200 cavalos.

Quanto à Feira do Toro, “José María Manzanares. Estirpe Torera” é o nome da exposição que contará com objectos e relíquias de José María Manzanares, pai, como do seu filho, Manzanares.

Prevê-se que o próprio José María Manzanares esteja presente na inauguração, a 30 de Maio, onde será homenageado.

No dia seguinte será a vez de do toureiro Angel Perera ser homenageado, por ocasião dos 15 anos de alternativa.

Emilio de Justo, Ginés Marín, Pablo Aguado e Manuel Jesús "El Cid" passarão pela feira, numa iniciativa intitulada "De frente con ..", que será apresentada por Juan Ramón Romero e Fernando Valbuena. O matador da Extremadura José Garrido patrocinou a apresentação da feira no dia 16 no Forte de San Cristóbal em Badajoz.

Toureiros e novilheiros vão estar no tentadero com a participação dos Forcados Amadores do Aposento da Moita. Na praça de touros interior, os alunos das escolas taurinas da Diputación de Badajoz e do Aposento da Moita mostrarão as suas capacidades.

Em parceria coma Federación Hípica Extremeña, a Asociación de Garrochistas e a empresa Mar Toro, realizar-se-á um festival taurino em benefício da Associação Espanhola de Combate ao Cancro e da Associação de Zooterapia "Trotando Extremadura".

Estarão presentes importadores da Itália, Suíça, Holanda, Reino Unido, Guatemala, México e EUA. Haverá também uma variada oferta gastronómica e recreativa a que este ano se junta uma zona gourmet com produtos da Extremadura para comprar ou degustar no local.

Para o desenvolvimento das actividades programadas foram instaladas três pistas, duas indoor e uma no exterior, para além de uma praça de touros interior.

 

Na  foto: a vice-presidente da IFEBA, Blanca Subirán, e a directora da feira, Pepa Dueñas, durante o anuncio à imprensa do programa da 11.ª edição da ECUEXTRE.

Autor:

Ana Filipe

anafilipe@invesporte.pt

QUER SABER MAIS SOBRE A CATEGORIA

Insira o seu e-mail e receba todas as novidades