Breves. 24 ABR 2019

Romaria já saiu da Moita

A Romaria a Cavalo Moita-Viana do Alentejo já está em marcha.


Tempo de Leitura: 5 Min

IMG_20190424_092650

Mais de 400 cavalos e centenas de romeiros de todo o país concentraram-se junto à Igreja da Moita para a partida da XIX edição do evento, que recupera uma tradição antiga dos lavradores da Moita que se deslocavam com os seus animais ao Santuário de Nossa Srª. D’Aires, para pedir proteção e boas colheitas. 

A partida, com a Nossa Senhora da Boa Viagem, decorreu esta manhã, com a habitual bênção dos romeiros, junto à Igreja Paroquial da Moita, pelo pároco desta localidade.

A anteceder a partida, a comissão organizadora, composta pela Associação dos Romeiros da Tradição Moitense, pela Associação Equestre de Viana do Alentejo e pelas Câmaras Municipais da Moita e de Viana do Alentejo, saudou os romeiros e desejou-lhes boa viagem. “Romeiros e visitantes, a Moita saúda-vos. É com grande satisfação que vos recebemos, esperando que a romaria tenha o trajeto que tem tido ao longo destes 19 anos. De ano para ano, vai sendo cada vez melhor, de ano para ano, vai sendo mais conhecida, de ano para ano, vai atraindo mais romeiros, mais visitantes ao longo do percurso e mais alegria em torno da sua realização e é esse o objetivo da romaria. Desejo-vos uma excelente viagem até Viana do Alentejo e lá nos encontramos no próximo sábado”, referiu o presidente da Câmara Municipal da Moita, Rui Garcia.

Pela frente, os romeiros têm cerca de 150km, com muitos outros peregrinos a juntarem-se pelo caminho, a cavalo ou em carros de cavalos.

A romaria vai seguir os caminhos da antiga canada real, mais conhecida por Estrada dos Espanhóis, este ano, com paragens em Poceirão, Casebres, Alcáçovas. A chegada a Viana do Alentejo está prevista para 27 de Abril.

A missa no Santuário de Nossa Senhora d'Aires, com as duas Santas decorre no dia seguinte. 

Apesar do caráter religioso que está na sua génese, a romaria assume uma vertente mais lúdica que privilegia o convívio entre os participantes.

Confira alguns momentos desta manhã.

Crédito fotográfico: Revista Equitação

IMG_20190424_092712

IMG_20190424_094825

IMG_20190424_094833

Autor:

Ana Filipe

anafilipe@invesporte.pt

QUER SABER MAIS SOBRE A CATEGORIA

Insira o seu e-mail e receba todas as novidades