Revista Eq. 15 ABR 2019

Revista Equitação a chegar às bancas

Leia o editorial, confira os temas em destaque nesta edição e saiba como adquirir o seu exemplar.


Tempo de Leitura: 5 Min

Foto 01 - abrir

Editorial, por Ana Filipe

NERVOS DE FERRO

Escrevo-vos este Editorial, poucos minutos após a conclusão da Taça do Mundo FEI, que teve lugar em Gotemburgo (Suécia), e ainda com a emoção de quem assiste a uma Final (no mínimo) electrizante de Saltos de Obstáculos, onde cada centímetro da passada, controlo de rédeas e milésima de segundo de decisão, fazem toda a diferença. 

Provas desta qualidade são um lembrete constante do nível em que nos encontramos, onde a técnica e a preparação são fundamentais, num desporto que conta com dois seres vivos e um sem número de variáveis incontornáveis. Seja em Obstáculos, onde os cavaleiros conhecem os percursos no dia da prova, seja em Dressage, onde a reprise está definida, o que se assistiu por estes dias na Suécia mostra bem o patamar psicológico em que estes cavaleiros se encontram, não deixando que nada os desvie dos seus objectivos. Steve Guerdat (SUI) e Isabell Werth (ALE), Campeões desta temporada, conhecem bem o sabor da vitória, mas igualmente o das adversidades e de como foi preciso abdicar de muita coisa para chegarem ao patamar onde estão. 

EQ136_02

Este ano, na Final de Dressage, foi um orgulho ver a bandeira portuguesa representada, algo que não acontecia desde 2007 (numa altura em que a Taça do Mundo tinha um formato bem diferente). Maria Caetano e o lusitano Coroado trabalharam com afinco e viram o seu esforço premiado com a presença nesta Final, lado-a-lado com a elite mundial, prestigiando o nosso país e levando mais longe as cores nacionais. O conjunto foi avaliado com uma nota de 76.393% na Freestyle, numa prova que, embora extraordinária, nos fez ver que este Lusitano pode dar ainda muito mais.

EQ136_01

Esta é uma edição na qual vos trazemos uma entrevista com o treinador da selecção nacional de Obstáculos, Antonis Petris e, para além da questão psicológica que já mencionei, o grego aborda outro tema muito importante e que é essencial, em qualquer disciplina, se queremos ter, no futuro, mais portugueses nas grandes finais: a necessidade de formação desde tenra idade. Mais do que aos pais, treinadores, criadores ou proprietários de cavalos, cabe às Federações terem planos e objectivos que fomentem a formação dos mais novos para que se alargue a chamada “base da pirâmide”. Infelizmente, a maior porte dos cavaleiros nacionais que têm sido bem sucedidos, encontram-se no estrangeiro. Os portugueses são bem conhecidos pelo seu talento e engenho, mas está na hora de termos mais jovens ao nível dos melhores. Tal não se consegue apenas com os melhores cavalos, pode conseguir-se também pela formação adequada, conhecimento efectivo da equitação, boa condição física e mental, pois acreditem, “tudo se aprende!” EQ136_03

E por falar em Federação, não posso deixar de fazer votos de sucesso aos novos Órgãos Sociais, recém-eleitos, cuja Direcção é presidida por José Elias da Costa. Antes do escrutínio, a EQUITAÇÃO conversou com o seu antecessor, Manuel Cidade Moura, que fez o balanço de um ciclo de dez anos à frente dos desígnios do desporto nacional.

À capa chamamos João Torrão e Equador MVL, dois lusos que se estrearam recentemente no nível de Grande Prémio e para os quais se antevê um futuro promissor. O melhor mesmo, é ler a entrevista!

 

Confira o índice:

01 Editorial

02 Sumário

04 Breves

06 Eventos: Equitana

10 Entrevista: Manuel Cidade Moura

18 Saltos de Obstáculos: Antonis Petris (treinador selecção senior)

22 World Games Special Olympics

24 Criação: Coud. Rio Lima

26 Lusitano: Projecto Cavalos Novos No Ensino

30 Tema de Capa: João Torrão e Equador MVL

38 Na Opinião de..., Por Daniel Pinto

40 Conselhos do Juiz, Por Frederico Pinteus

42 In Memoriam, Por Bruno Caseirão

44 Raides, Por Mónica Mira

46 Notas Soltas, Por Henrique Salles Da Fonseca

48 Tauromaquia, Por Domingos Da Costa Xavier

50 História da Atrelagem, Por Alexandre Matos e JP Magalhães Silva

54 Olhares, Por Alice Simões

56 Crónica, Por João Pedro Gorjão Clara

58 Crónica, Por Rita Gorjão Clara

60 Reprodução, Por José Carlos Duarte

62 Veterinária, Por Maurício Londres Mossé

64 Equitação Natural, Por Sandra Dias Da Cunha

68 Métodos Alternativos, Por Olívia Pimentel

70 Lifestyle

72 Última Hora: Final das Taças do Mundo FEI

 

capa 136 - net

COMPRE O SEU EXEMPLAR AQUI

Autor:

Ana Filipe

anafilipe@invesporte.pt

QUER SABER MAIS SOBRE A CATEGORIA

Insira o seu e-mail e receba todas as novidades