Dressage. 06 MAR 2019

Três dias de competição na Costa do Estoril

A competir no CDI3* do Centro Hípico da Costa do Estoril estiveram cerca de 40 conjuntos, em representação de oito nações.


Tempo de Leitura: 4 Min

Família Pinto no CDI3* do Centro Hípico da Costa do Estoril

O primeiro de dois CDI3* organizados pelo Centro Hípico da Costa do Estoril disputou-se entre 1 e de 4 de Março e contou com a presença de Carlos Pinto e da sua família.

O cavaleiro português, que está sedeado em França, não competia em Portugal há mais de 20 anos e neste regresso alcançou a vitória no Grande Prémio de sábado. Na sela de Sultão Menezes de La Gesse, Carlos Pinto terminou com uma média final de 70,413%. No GP Freestyle o conjunto subiu a média para 71,430%, mas ficou em 2.º lugar.

"Passei um fim-de-semana fantástico, com pessoas muito agradáveis, pisos óptimos, os juízes eram de topo. Por isso, achou que vou tentar vir todos os anos, porque estes concursos em Portugal merecem", afirmou Carlos Pinto.

Em 2.º lugar no GP terminou Rodrigo Torres, montando Fogoso, com 69,457%, seguido de Duarte Nogueira e Beirão, com uma média de 68,500%. Já no GP Kur o vencedor foi Rodrigo Torres e Fogoso, com 72,990%.

No GP Especial foi melhor Duarte Nogueira, em Beirão (67,341%). Pedro Torres e Csar ficaram em 2.º (66,830%), seguidos de Ricardo Tavares, em Baluarte da Broa (66,745%).

Em Intermediária A a vitória foi conquistada por Ricardo Reis, com Escorial sendo o conjunto avaliado em 68,588%. A francesa Laure Simonnet, em Donna Arentina 2, foi 2.ª (66,417%), enquanto a russa Irina Zakhrabekova, com Quadroneur, fechou o top 3 (66,088%).

Foi esta última cavaleira que venceu a Intermediária B, desta vez montando Armas Balago II (67,300%). A russa ficou ainda em 2.º, com Quadroneur (66,325%), com Ricardo Reis e Escorial a ocuparem o 3.º posto (66,250%).

Irina Zakhrabekova está sedeada em Espanha e já tinha competido em Lisboa, em 2016. Para este CDI3* trouxe três montadas, os dois com que competiu na Medium Tour e outro com que a filha, Karina Zakhrabekova, disputou as provas de Children. "Gostámos muito da nossa estadia aqui, a organização foi perfeita, os cavalos também tiveram as condições perfeitas, boxes seguras, um bom piso nas pistas. Obrigado por tudo e vemo-nos no próximos fim-de-semana", adiantou a cavaleira russa.

CDI CHCE_1

Na Small Tour a grande vencedora foi a francesa Isabelle Pinto, com Hot Chocolat vd Kwaplas de La Gesse. O conjunto venceu em São Jorge com 69,765%, em Intermediária I com 70,353% e na Int. I Kur com 73,640%. Esta foi a primeira vez que a francesa, mulher de Carlos Pinto, competiu em Portugal e descreveu o fim-de-semana como "muito agradável. Sei que o meu marido está stressado por estar a competir em Portugal, quer que façamos boa figura. Acho que foi isso que fiz".

A filha Mado Pinto venceu também as três provas de Juniores, montando Sirano de Luxe, com a melhor média, de 71,840%, a ser alcançada na prova com música. Esta também foi a primeira vez que a jovem cavaleira competiu em Portugal e afirmou estar "muito feliz por estar aqui. Já há muitos anos que pedia ao pai para virmos a Portugal, mas não tínhamos tempo".

Mado Pinto competiu ainda nas provas de Jovens Cavaleiros, com Rafale du Coussoul de La Gesse, com a melhor classificação a ser conseguida na Kur, onde ficou em 2.º, com uma média de 72,990%. O vencedor das três provas deste nível foi Martim Meneres, com duas montadas: Gucci Plus e Equador. A melhor média, de 75,590%, registou-se na prova com música.

Em Sub-25 competiu a italiana Margherita Josi, com duas montadas.

Disputaram-se ainda provas de póneis, onde a também italiana Lisa Bartz venceu nos três dias, em Derano B. Este que foi o conjunto mais jovem a competir recebeu também o prémio Mundo Equitação para a melhor pontuação no CDI3* (excepto provas de cavalos novos e Freestyle), graças à média de 72,387% registada no 2.º dia de competição.

Já nas provas de cavalos novos de 5 anos houve apenas dois conjuntos a competir, com as vitórias a serem conquistadas por Joba II, com Roberto Jesus.

O 2.º CDI3* do Centro Hipico Costa do Estoril disputa-se entre 7 e 10 de Março.

 

Resultados completos AQUI.

 

Lisa Bartz

Crédito: RPG (cedida pela organização)

Autor:

Carla Laureano

carlalaureano@invesporte.pt

QUER SABER MAIS SOBRE A CATEGORIA

Insira o seu e-mail e receba todas as novidades