CCE. 19 FEV 2019

Meia centena de conjuntos em Rio Frio

Foram 54 os binómios que disputaram, em Rio Frio, os CNC2*, Preliminar e Iniciação.


Tempo de Leitura: 5 Min

CCE Rio Frio

Este evento serviu de teste ao novo programa de apoio à disciplina promovido pela Associação de Concurso Completo de Equitação (ACCE) e pela Federação Equestre Portuguesa (FEP), no sentido de aumentar o número de concorrentes em prova, apoiando os conjuntos já existentes e encorajando a participação de novos cavaleiros, com a diminuição dos custos das inscrições, bem como, no apoio directo às Comissões Organizadoras.

No nível mais elevado, o CNC2*, foram 12 os conjuntos em competição, com oito deles a chegarem ao fim. O chinês Ruiji Liang assegurou o 1.º lugar, montando Crakerjack, com um total de 29,4pts. Já com Agora, terminou na 3.ª posição, com 32,1pts. Este conjunto, que integra a equipa chinesa de CCE, elegeu o PÓlo Equestre de Rio Frio para efectuar a sua preparação e treino durante os 15 dias que antecedem os Internacionais da Barroca, que irá decorrer de 28 de Fevereiro a 10 de Março.  João Duarte Silva garantiu o 2.º lugar, montando Dandy de Fôja, com 31,1pts.

O CNC Preliminar foi o que contou com mais conjuntos, num total de 22. Também a vitória foi chinesa, desta vez conquistada por Lunbate Qiao, em Astuce (32,3pts). David Gomes Moniz, montando Buga, ficou em 2.º (38,7pts), em representação da Escola Profissional de Desenvolvimento Rural de Abrantes (EPDRA). Seguiu-se o Capitão Yassine Abidi e Ultimato (Oficial do Reino de Marrocos e aluno do Curso de Instrutores de Equitação Militar, que decorre em Mafra, de Outubro de 2018 a Maio de 2019).

Beatriz Sánchez- Ocaña, na sela de Derrote de Coria, foi a vencedora do CNC Iniciação, chegando ao fim com 41,5pts. Este conjunto competiu em representação da Escola Profissional de Desenvolvimento Rural de Alter do Chão (EPDRAC). O 1.º Sargento da GNR João Portugal, montando Fandi, foi 2.º (42,5pts), enquanto Beatriz Guedes (aluna da Escola Profissional de Agricultura de Marco de Canaveses - EPAMAC) e Elite do Vau fecharam o top 3 (43,4pts). Esta prova contou com 20 binómios inscritos.

O presidente da ACCE, Augusto Calça e Pina afirmou: "a ACCE acredita que a competição é fundamental para a disciplina; sem competição não há CCE. Mas, igualmente, sem os cavaleiros não há competições. O Programa de Apoio da ACCE foi criado para apoiar e incentivar os cavaleiros a competirem: com valores de inscrição nas provas mais baixos e apoio às comissões organizadoras para manutenção das pistas, a par da realização de competições com maior regularidade com a garantia que não são canceladas por falta de um número mínimo de concorrentes. Acreditamos que, se criarmos as condições certas para a disciplina, podemos ajudá-la a crescer novamente".

Já o Engenheiro Ramos Rocha, presidente do Concurso de Rio Frio declarou: "ficámos muito contentes quando fomos abordados pela ACCE para fazer parte da solução e apoio à sustentabilidade e desenvolvimento da modalidade em Portugal, algo pelo qual já lutamos desde 2015. Gostamos muito de organizar estas competições e procuramos melhorar as nossas pistas com preocupação constante de fazer novos percursos, contudo, não tem sido fácil suportar os custos de realizar um evento com o número decrescente de conjuntos. Acreditamos que o Programa de Apoio à disciplina, promovido pela ACCE, seja um bom ponto de partida para fazer com que alguns conjuntos voltem à competição, mas importa criar sinergias entre as comissões organizadoras, a FEP e a ACCE por forma a viabilizar a modalidade e criar um plano estratégico sustentável. Após a realização deste evento teste, que correu muito bem, torna-se necessário analisarmos os resultados deste modelo de apoio e reunir com as restantes comissões organizadores e outros órgãos envolvidos na disciplina para discuti-los e relançar a modalidade em Portugal".

A 23 de Fevereiro, entre as 09h e as 13h, irá realizar-se, no Pólo Equestre de Rio Frio, mais uma edição dos dias de treino aberto da Escola ACCE, sob a orientação do cavaleiro e treinador António Braz.   

 

 

Resultados:

- CNC2*

- CNC Preliminar

- CNC Iniciação

Autor:

Carla Laureano

carlalaureano@invesporte.pt

QUER SABER MAIS SOBRE A CATEGORIA

Insira o seu e-mail e receba todas as novidades