CCE. 19 FEV 2019

Barroca d'Alva acolhe estágio com Lizzel Winter

A formação foi organizada pela pela Associação Portuguesa de Concurso Completo de Equitação.


Tempo de Leitura: 3 Min

received_1095645250641544

No passado dia 9 e 10 de Fevereiro, a ACCE organizou mais um estágio internacional, desta vez ministrado por Lizzel Winter e que teve lugar nas Instalações de nível 4* na Barroca D’Alva, em Alcochete.

Foi atingida a lotação máxima de 15 cavaleiros, desde o nível iniciação até 3*, que se fizeram acompanhar de cavalos desde os 5 anos a cavalos já experientes.

No sábado de manhã realizou-se uma sessão de Ensino e, à tarde, uma sessão de Obstáculos. No domingo, decorreu uma sessão de Ensino de manhã, seguida de uma sessão de Cross na parte da tarde. 

Um dos pontos chave do estágio foi a “precisão”, isto é, a importância de montar de forma correcta e precisa nas três disciplinas do CCE, como parte de um conjunto de bases e técnicas necessárias na equitação.

 

received_2444845385784426

20190209_090440

Lizzel Winter não é de todo desconhecida em Portugal no mundo do CCE. Nos últimos 8 anos, tem vindo a acompanhar os Juniores e Jovens Cavaleiros Portugueses. No Reino Unido, trabalha com cavaleiros de todas as idades e níveis, desde iniciados até ao nível 5*, treinando-os para que possam dar o melhor que podem. Actualmente, é treinadora e chefe de equipa de CCE da Filandia, e directora da ‘Elite Equine Academy ‘ na faculdade de Hartpury. Integra também a equipa de treinadores do programa ‘Bridging the Gap’, que tem por objectivo fazer a transição dos cavaleiros de 2* e 3* para o nível de 4*. É também adjunta, formadora e intervém como conselheira na ‘British Eventing’. Desde 1991, gere um centro de treino e escola de equitação.

Este estágio integra o Programa de Treinos e Desenvolvimento de três anos, delineado pela actual direcção da ACCE, com vista a reinstaurar o desporto em Portugal, e que já contou com a realização de um estágio, ministrado por ‘Sir Mark Todd’, em Dezembro de 2018. Este programa tem por objectivo dar oportunidade aos cavaleiros para melhorarem a sua técnica nas tres fases da disciplina, mas também cativar novos praticantes que queiram experimentar o CCE.

 

20190209_170407

Para Augusto Calça e Pina, Presidente da ACCE e responsável pelo Planeamento e desenvolvimento dos estágios, "este estágio é mais um sucesso para o CCE em Portugal. Com este tipo de eventos esperamos obter um programa de treino reconhecido e respeitado para que possamos melhorar a nossa disciplina. A Lizzel Winter é uma treinadora fabulosa, e tem capacidade para ensinar cavalos e cavaleiros de todas as idades e níveis procurando as dificuldades que os conjuntos teêm para os ajudar a melhorar. Seguramente que estamos a pensar em mais eventos destes com a Lizzel, como parte do nosso programa de treinos para melhorar o desporto.”

No final da formação, Lizzel Winter comentou: “Gosto muito de trabalhar com os cavaleiros Portugueses. Aqui todos são entusiastas e estão prontos a aprender. As instalações da Barroca são perfeitas para este tipo de estágios e a ACCE está a realizar um ótimo trabalho. Espero regressar em breve para ver os progressos nos cavaleiros e na ACCE”.

A ACCE está a planear mais estágios deste género assim como os Treinos ACCE, posteriormente aos concursos Internacionais na Barroca D’Alva que decorrerão de dia 23 de Fevereiro a 3 de Março e de 6 a 10 de Março.

20190209_091001

QUER SABER MAIS SOBRE A CATEGORIA

Insira o seu e-mail e receba todas as novidades