Maria Caetano. 08 JAN 2019

Pequena pausa para Coroado

Janeiro vai ser de descanso para o lusitano, montado por Maria Caetano.


Tempo de Leitura: 2 Min

Maria Caetano POR 2

Depois do brilhante resultado em Mechelen (BEL), na etapa da Taça do Mundo, onde alcançou a nota de 80.160% na Freestyle, Maria Caetano decidiu dar ao jovem lusitano Coroado "umas pequenas férias e fazer um trabalho «light» só de manutenção." Contudo, "em Fevereiro voltamos ao treino mais intenso para preparar as provas", até porque no horizonte está a presença na Final da Taça do Mundo, em Gotemburgo (SUE), no início do mês de Abril e é preciso "manter o cavalo em forma para aí chegar no seu melhor nível".

Desde o Verão que a cavaleira internacional portuguesa, Maria Caetano, se encontra nos estábulos de Hof Kasselmann, em Osnabrück (ALE), "uma família com quem cooperamos e temos amizade desde há muitos anos", comentou à EQUITAÇÃO a atleta que tem na sua agenda os concursos de Neumunster (ALE) e Hertogenbosch (HOL).

Com 11 anos, a presença nos últimos meses nos principais eventos internacionais de Dressage têm permitido a Coroado um amadurecimento que só se consegue em concurso e podemos mesmo dizer que este tem vindo a crescer em pista, não só em maturidade, mas como também em altivez a cada reprise, encantando juízes e público. O feito histórico de passar a marca dos 80% é prova disso.

"O Coroado ainda é um cavalo bastante novo e tem vindo a evoluir muito física e psicologicamente. Como diz, tem vindo a «crescer» ao longo do tempo e penso que ainda tem muito para dar! No Olympia não esteve nos seu melhor nível (como todos os seres vivos temos dias menos bons), mas mesmo assim manteve bons resultados. Uns dias mais tarde, voltou a sentir-se completamente «Fit» e deu tudo por tudo em Mechelen. Os doces de Natal motivaram-no!" comenta Maria Caetano orgulhosa e sorridente.

Recorde-se que Coroado é filho de Rubi AR, cavalo lusitano que detém a melhor nota em Jogos Olímpicos, montado por um português, tendo feito 77.607%, com Gonçalo Carvalho em Londres 2012.

Maria Caetano ocupa, à data, o 44.º lugar do ranking mundial FEI.

Foto: FEI/ Hippo Foto - Dirk Caremans

 

Autor:

Ana Filipe

anafilipe@invesporte.pt

QUER SABER MAIS SOBRE A CATEGORIA

Insira o seu e-mail e receba todas as novidades