Joaquim Bastinhas. 03 JAN 2019

Adeus Mestre Bastinhas

Joaquim Bastinhas foi enterrado ontem em Elvas, cidade que o viu nascer.


Tempo de Leitura: 2 Min

Joaquim Bastinhas

Centenas pessoas não quiseram deixar de se despedir de Joaquim Bastinhas, cavaleiro tauromáquico falecido na passada segunda-feira (31 de Dezembro), após complicações decorrentes de uma cirurgia ao intestino.

Joaquim Bastinhas estava internado desde o início de Novembro no Hospital da Cruz Vermelha, em Lisboa, onde terá sido infectado por uma bactéria hospitalar durante o pós-operatório, que lhe causou diversos problemas e levaram ao internamento na Unidade de Cuidados Intensivos. Faleceu aos 62 anos.

Nascido em Elvas, filho do também cavaleiro Sebastião Tenório, de quem herdou a alcunha "Bastinhas", cedo se iniciou nas lides tauromáquicas.

Tornou-se profissional em 1983, na Praça de Évora, tendo como padrinho José Mestre Batista e João Moura como testemunha. Um ano depois confirmou a alternativa, no Campo Pequeno, com João Ribeiro Telles como padrinho e Paulo Caetano como testemunha.

Durante três décadas actuou em Portugal, Espanha, México, França e Venezuela e em 2015, fintou a morte fora das Praças, ao recuperar de um acidente gravíssimo, em que foi colhido por uma máquina agrícola na sua herdade de Elvas. A 21 de Julho de 2018, regressou às arenas, no Coliseu Figueirense e viria depois a actuar em Elvas, num cartel que incluiu também o filho Marcos Bastinhas e ainda Paulo Caetano e João Moura Caetano.

Apaixonado pela Feira da Golegã, visitou a última edição dias antes de ser internado.

capas bastinhas

Presença frequente nas páginas da Revista Equitação, foi capa logo na edição n.º 3, em 1996 (recorde essa entrevista AQUI) e também em 2011, fazendo parte da história da nossa publicação. Por diversas vezes abriu-nos as portas de sua casa e recebeu-nos como encarava a vida: sempre de sorriso nos lábios.

À família enlutada, a EQUITAÇÃO deixa os mais sinceros pêsames.

Crédito fotográfico: João Dinis/Touro e Ouro

Autor:

Ana Filipe

anafilipe@invesporte.pt

QUER SABER MAIS SOBRE A CATEGORIA

Insira o seu e-mail e receba todas as novidades