Saltos. 16 JUL 2018

Já se salta em Fontainebleau [actualizada]

A selecção de Children foi a primeira a entrar em acção no Campeonato da Europa.


Tempo de Leitura: 4 Min

Campeonato da Europa Juventude 2018

Na disciplina de Saltos de Obstáculos o Campeonato da Europa da Juventude, em Fontainebleau, França, arrancou na segunda-feira, com as provas de Children. A melhor classificação lusa foi alcançada por Alexandra Bernardino, em Chwupdiewup, ao terminar em 59.º, com 5 pontos. Daniela Pereira Rodrigues, montando Diamant Wetts, ficou em 80.º (12pts), enquanto Carlota Tomás Pires, na sela de Harmony do Casal, ficou em 87.º (16pts). Joana Santos Paz, em Don Guan, foi eliminada.

Depois desta primeira prova Portugal ocupa a 19.ª posição na classificação por equipas, que é liderada pela Espanha.

Na terça-feira disputou-se a prova de Jovens Cavaleiros, com a equipa portuguesa a ser composta por quatro conjuntos. O melhor classificado foi Nuno Tiago Gomes, montando Disco (79,89''). Bernardo Ladeira foi à pista com Un Krug Efele, fez um total de 82,88''. Mafalda Costa Marques, em El Tintoreta T, terminou em 86,69''. Já Pedro Rafael Sousa Carvalho, com Donner, fez 114,61''.

Depois da segunda prova de Children, a melhor classificada continua a ser Alexandra Bernardino, que somou 4pts aos 5pts feitos na primeira prova. Daniela Pereira Rodrigues ocupa o 77.º (24pts); Carlota Tomás Pires em 87.º (40pts) e Joana Paz Santos em 93.º (49pts).

Os Juniores foram à pista na quarta-feira, com o melhor resultado luso a ser conquistado por Jorge Escudeiro, em Elias P (64.º). Catarina Magalhães, montando Dicaprio, terminou em 77.º, enquanto Francisco Fontes, em Chalou du Rouet, ficou em 101.º.

Os cavaleiros mais novos voltaram a competir, com o destaque a ir para Alexandra Bernardino e Chwupdiewup, que fizeram um percurso limpo, que lhes valeu o 28.º lugar na classificação individual, com um total de 9pts. Depois das três provas, Daniela Pereira Rodrigues e Diamant Wetts ocupam o 80.º lugar (44pts); Carlota Tomás Pires e Harmony do Casal estão em 85.º (53pts) e Joana Paz Santos, em Don Guan, em 91.º (65pts). As finais deste escalão disputam-se no sábado.

Quinta-feira os três conjuntos juniores voltaram a competir. Depois de disputadas as duas provas, Jorge Escudeiro ocupa o 61.º posto, com um total de 19,17pts. Francisco Fontes encontra-se em 91.º, com 36,50pts, enquanto Catarina Magalhães está em 100.º, com 65,24pts.

Em Jovens Cavaleiros, Nuno Tiago Gomes, em Disco, voltou a ser o melhor português em pista, com 4pts. Depois desta segunda prova, o cavaleiro ocupa o 19.º lugar da classificação (8,56pts). Bernardo Ladeira, em Un Krug Efele, encontra-se m 52.º (19,05pts). Pedro Rafael Sousa Carvalho, com Donner, ocupa o 77.º posto (34,92pts). Já Mafalda Costa Marques, em El Tintoreta T, está em 82.º (60,96pts).

Na sexta-feira os três conjuntos do escalão de Juniores foram eliminados. Já em Jovens Cavaleiros, Nuno Tiago Gomes finalizou com 12pts e, somados os resultados das três provas, terminou em 38.º (20,56pts). Bernardo Ladeira fez 5pts neste dia que, somados aos das provas anteriores, o remeteu para o 45.º posto (24,05pts). Pedro Rafael Sousa Carvalho ficou em 69.º (59,92 pts no total), enquanto Mafalda Costa Marques terminou em 73.º.

No sábado disputou-se a final individual do escalão de Children, onde Portugal esteve representado por Alexandra Bernardino e Chwupdiewup, que acabou por ser eliminada. A medalha de ouro foi para Rhys Williams (IRL), montando CES Cruson, terminando o europeu sem faltas.

No domingo foram ainda à pista três conjuntos lusos, em provas de Consolação. Em Children, Joana Santos Paz e Don Guan ficaram em 8.º, com um percurso sem faltas, enquanto Daniela Pereira Rodrigues e Diamant Wetts fizeram 16pts, terminando em 32.º. Em Jovens Cavaleiros competiu Pedro Rafael Sousa Carvalho e Donner, com um percurso limpo que lhes valeu o 5.º lugar da classificação.

Quantos às medalhas de ouro, foram entregues ao irlandês Jason Foley, em Castlefield Vegas (Juniores) e ao britânico Harry Charles, em Vivaldi du Dom (Jovens Cavaleiros). Por equipas foram campeãs a Alemanha (Children), Bélgica (Juniores) e Grã-Bretanha (Jovens Cavaleiros)

 

Resultados AQUI.

Autor:

Carla Laureano

carlalaureano@invesporte.pt

QUER SABER MAIS SOBRE A CATEGORIA

Insira o seu e-mail e receba todas as novidades