Dressage. 20 MAR 2018

Vasco Mira Godinho violentamente agredido

A comunidade equestre está chocada com a violência das agressões de que foi alvo Vasco Mira Godinho, um dos nossos melhores cavaleiros da actualidade que representa o nosso País ao mais alto nível em competições internacionais na disciplina de Dressage e de Equitação de Trabalho.


Tempo de Leitura: 4 Min

Vasco Mira Godinho

Este fim-de-semana, o cavaleiro foi violentamente agredido nas instalações do centro hípico onde decorria um Concurso Nacional de Dressage, no Estoril.

O ataque foi perpetrado por dois familiares (pai e cunhado) do cavaleiro olímpico Gonçalo Carvalho, a quem são, alegadamente, atribuídos envolvimentos semelhantes noutras ocasiões.

À EQUITAÇÃO Vasco Mira Godinho relatou o sucedido: "fiz o concurso e quando terminei, à tarde, fui preparar a carrinha para ir embora, guardar os cavalos, as mantas de transporte, etc. Ao passar pelo parque de estacionamento vi o Gonçalo Carvalho, a conversar com umas alunas. Quando chego à minha carrinha vi que estava uma outra viatura branca a bloquear-me a passagem, com o pai e o cunhado do Gonçalo no interior. Quando estava a arrumar as mantas, dirigiram-se a mim, o pai do Gonçalo com as mãos atrás das costas, de onde tirou um bastão e começou a bater-me. Tentei defender-me com o antebraço mas o cunhado puxou-me para as traseiras do centro hípico, esmurrou-me e abriu-me o sobrolho. Entretanto chegou um carro. Ao aperceberem-se, fugiram. Quando saí do estacionamento vi que o Gonçalo Carvalho ainda lá estava e dirigi-me a ele, dizendo-lhe o que o pai e o cunhado me tinham feito. Ao que ele me respondeu: «isto foi pelo que fizeste ao meu pai»."

De salientar que as autoridades foram chamadas ao local, mas quando chegaram os dois agressores já não se encontravam nas instalações do centro hípico. Gonçalo Carvalho foi "convidado a sair", pelos proprietários das instalações, o que só aconteceu por acção da polícia.

Frederico Pintéus, da organização do CDN, também falou à EQUITAÇÃO: "Muito lamentamos a situação ocorrida. Assim que tivemos conhecimento actuámos de imediato de acordo com o procedimento estabelecido pela FEI/FEP, ou seja, em primeiro lugar prestar o auxílio médico e de seguida contactar as autoridades (PSP), que em poucos minutos compareceram no local, para tomarem conta da ocorrência."

Vasco Mira Godinho foi assistido na CUF de Cascais. "Tenho o sobrolho aberto e estou todo negro, cheio de marcas do bastão".

A EQUITAÇÃO conversou com diversas personalidades ligadas ao meio equestre, com todas elas, sem excepção, a repudiar e condenar o sucedido. Na rede social Facebook, o cavaleiro Pedro Torres classificou o ataque de "violento e cobarde"; Francisco Cancella de Abreu considerou esta situação de "inadmissível e vergonhosa".

À nossa redacção chegou um comunicado de Marc e Christine Kleyr-Jacoberger, proprietários de alguns cavalos montados por Mira Godinho e que transcrevemos na íntegra:

 

"Bárbara agressão dum jovem cavaleiro português:

Recebemos ontem a triste notícia que Vasco Mira Godinho, cavaleiro do nosso cavalo de Grande Prémio Bariloche JGR, foi cobarde, barbaramente agredido e ferido por membros da família (pai e cunhado) do antigo cavaleiro olímpico Gonçalo Carvalho Conchinhas, no domingo, dentro do sítio de um Concurso Nacional de Dressage no Estoril (Portugal), onde o Vasco participou com brilho.

Estamos absolutamente escandalizados por estes factos, de uma gravidade extrema, totalmente inadmissíveis no desporto e esperamos que estes actos repreensíveis sejam processados e sancionados de maneira adequada nos tribunais e ao nível da Federação Equestre Portuguesa, dado que aconteceram durante um concurso oficial.

Deixamos o nosso total apoio ao Vasco Mira Godinho, esperamos que ele recupere rapidamente das suas feridas e que nunca mais tais infracções vergonhosas sejam cometidas, no momento de um evento equestre.

Marc e Christine Kleyr-Jacoberger"

Autor:

Eduardo Carvalho

eduardocarvalho@invesporte.pt

QUER SABER MAIS SOBRE A CATEGORIA

Insira o seu e-mail e receba todas as novidades