Internacionais Barroca. 11 JAN 2018

Internacionais da Barroca

A 16.ª edição dos Internacionais da Barroca d'Alva está marcada para Março.


Tempo de Leitura: 4 Min

Karen Donckers_Clouds&Stars.jpg

Durante dois fins-de-semana, entre 1 e 4 de Março e 7 e 11 de Março, a Herdade da Barroca d'Alva recebe a 16.ª edição dos Internacionais.

Em ano de Jogos Equestres Mundiais (JEM), Maria da Graça Lupi Hart, da organização, afirma que "as expectativas são altas, tanto em relação à quantidade como à qualidade. A experiência destes 15 anos de organização dos Internacionais de CCE da Barroca d'Alva diz-nos para esperarmos muito desta edição em ano de JEM. Normalmente contamos, para além dos nossos cavaleiros habituais que nos visitam regularmente, com cavaleiros de top que vêm à procura de conseguir ou consolidar a sua elegibilidade para os JEM. Em países onde há um grande painel de cavaleiros elegíveis (ao contrário de Portugal que tem investido pouco nesta modalidade) como Inglaterra, França, Alemanha, Holanda, EUA, e por aí fora, incluindo Espanha que já está quase no mesmo patamar com cerca de dez conjuntos elegíveis, é importante para cada conjunto qualquer ponto que possam ganhar. A pista de Cross está também cada vez mais sólida em termos de piso e de construção, pelo que estes conjuntos não hesitam em vir à Barroca para tentar ganhar esses pontos. Temos também equipas de Jovens Cavaleiros e Juniores de alguns países que vêm para rodar ou qualificar os seus conjuntos para o Campeonato de Juniores e Jovens Cavaleiros deste ano".

Nicholas Hart vai ser responsável pelo CIC* e CIC2* do primeiro fim-de-semana e pelo CCI* e CCI2* do segundo. "O Nicholas conhece a pista como ninguém e tem em atenção que é a primeira prova internacional do ano e que serve de «aquecimento» para a segunda semana", adianta Maria da Graça. Quanto às provas mais exigentes, CCI3* e CIC3* (segundo fim-de-semana), "o chefe de pista será Eric Winter, que veio há três anos pela primeira vez como Delegado Técnico e nos últimos dois anos  já como chefe de pista. Como todos sabem, é o chefe de pista de Badminton, mas que sabe muito bem descer a «bitola» para a adequar a cada prova e aos fins a que se destinam, sem deixar tão pouco que sirvam de qualificação para aqueles conjuntos que não estão aptos ainda. Ou seja, podemos esperar uma disputa interessante e justa tanto numa semana como na outra".

De momento a organização tem cerca de 100 conjuntos que já "mostraram a sua intenção de inscrição", mas como a data limite é no início de Fevereiro, "estamos à espera de bastantes mais".

No calendário de CCE da Herdade da Barroca d'Alva está também contemplada a prova de Cross do Campeonato Nacional, integrada na 1.ª edição dos Jogos Equestres Nacionais (JEN). Maria da Graça Lupi Hart explica que "fomos contactados pela Federação Equestre Portuguesa para organizarmos na pista da Barroca d'Alva a prova de Cross para o campeonato nacional de CCE 2018, sendo que as provas de Dressage e de Saltos serão realizadas na Companhia das Lezírias, por sugestão nossa, para dar alguma visibilidade ao CCE. Obviamente que aceitámos o desafio com a responsabilidade que acarreta e com a certeza de fazermos o melhor como a equipa de CCE da Barroca d'Alva sabe fazer, apesar de estarmos ainda a guardar uma reunião que gostaríamos de já ter tido com a Comissão Organizadora dos JEN e que esperamos que esteja para breve".

Os Jogos Equestres Nacionais disputam-se entre 4 e 13 de Maio.

Mais informações sobre os Internacionais AQUI.

Foto: Clouds & Stars

Autor:

Carla Laureano

carlalaureano@invesporte.pt

QUER SABER MAIS SOBRE A CATEGORIA

Insira o seu e-mail e receba todas as novidades